As Amendoeiras em flor | Um passeio no Douro

créditos


Percorrendo as encostas vinhateiras que descem para o Douro, tomando contacto com um valioso património histórico e assistindo a um espetáculo assombroso e inesquecível: as amendoeiras em flor.
Começando em S. João da Pesqueira, onde merece uma visita a zona histórica da Praça da República, que alberga o Arco da Porta do Castelo e a Torre do Relógio da época medieval, junto à Igreja da Misericórdia
Emblemáticos são também a setecentista Casa do Cabo, o Palácio de Sidrô e a 3km o miradouro de S. Salvador do Mundo, varanda privilegiada sobre o Douro e Barragem da Valeira.
Tomando a EN 222, direção de Penedono, com o vale do Rio Torto à direita, encontra pouco depois bordejando a estrada e as vinhas, as primeiras amendoeiras coroadas por lindas flores.
Durante cerca de 6 km, até ao casario da Senhora da Estrada, irá atravessar um dos maiores amendoais do país, recomendando-se estacionar aqui e acolá para admirar o extraordinário manto cor-de-rosa e o invulgar fenómeno produzido pelo vento nas ramagens fazendo lembrar as ondas do mar.
Siga sempre na direção de Foz Côa, encontrando pelo caminho várias manchas importantes de amendoeiras que nos dão a sensação de cruzarmos um tapete de flores.
Cortando no entroncamento para a Estação do Vesúvio, desvie depois para Numão para visitar o castelo, entrando pela Porta do Sol, que oferece a 704 metros de altura um panorama soberbo sobre a região e uma visão invulgar à sua volta sobre as amendoeiras em flor.

Desça para o Vesúvio, por trajeto perdido no tempo que termina junto às águas do Douro e de um atual apeadeiro da linha Porto-Pocinho, local donde se contemplam os seculares socalcos do vinho, salpicados pelas cores das amendoeiras.
Volte à estrada principal para fazer um alegre trajeto, passando por Sebadelhe e Touca, ladeado por amendoais um pouco por todo o lado.
Poderá ainda optar pelo desvio a 3km para Freixo de Numão, com o seu Castelo Velho, a via romana, o centro histórico e as ruínas romanas do Prazo.
Atingida a IP2, vire para Vila Nova de Foz Côa, oportunidade para admirar as gravuras rupestres do vale do Côa, dispondo o Parque Arqueológico de três itinerários de visita (Castelo Melhor, Canada do Inferno e Muxagata) com marcação prévia.
Prosseguindo para norte transponha o Douro pela Barragem do Pocinho e após panorâmica subida chega-se a Torre de Moncorvo
Aqui é imperativo visitar a Igreja Matriz, toda feita em granito, com uma imponente torre sineira e um valioso interior donde sobressai o Tríptico da Parentela de Santa Ana. (…).

Mapa do passeio

In Guia Essencial - Expresso
Este passeio decorre na Região Demarcada do Douro, que integra concelhos ou parte deles, de vários distritos e regiões: 
- Vila Real e Bragança, da região de Trás-os-Montes e Alto Douro
- Viseu e Guarda, da região da Beira Alta.

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Bragança: uma viagem inesquecível no coração de Trás-os-Montes

Nordeste Transmontano “Capa de Honras" Mirandesa | Descobrir Portugal

Cinco ou mais razões para visitar Coimbra

Camilo Castelo Branco em Ribeira de Pena

Alto Minho - Sabor de gentes e terras | Descobrir Portugal

Valpaços – Terras de cerejas, castanhas e não só…