Gastronomia Duriense: 3º Festival de Gastronomia do Douro

Rico em sabores e aromas, que embriagam o espírito e fortalecem o corpo, o Douro é também boa comida.
O pão regional cozido em fornos de lenha acompanha o melhor presunto, salpicão ou chouriça com azeitonas.
As bolas de Lamego e de Vila Real, assim como os excelentes peixes do rio, são tudo exemplos da genuína gastronomia regional.
A carne que alimenta as gentes da região em Invernos rigorosos é comprovada por certificados de origem, atribuídos pela qualidade das raças autóctones – mirandesa e maronesa – que, a par do melhor cabrito, asseguram a refeição perfeita.
A vasta doçaria conventual, os doces de amêndoas e de ovos, o leite-creme e as sumarentas frutas fazem também as delícias do paladar e enchem o olhar.
É por estas razões e outras que surge o 3º “Festival de Gastronomia do Douro”, apoiado pelo programa da “Douro Emoções”, promovido pelas cidades de Lamego, Vila Real e Peso da Régua e pelo Turismo de Portugal, e que vai decorrer de 28 de Outubro a 11 de Dezembro.
Durante 45 dias de sabores e tradições, cerca de três dezenas de adegas típicas, restaurantes e hotéis dos 19 concelhos abrangidos pela zona de intervenção da Turismo do Douro, vão dar a conhecer a “Gastronomia Duriense”.
– 28 de Outubro a 1 de Novembro: “Sabores e Aromas do Douro” (Lamego, Vila Real Tarouca, Peso da Régua, Armamar, Tabuaço, Mesão Frio);
– 10 a 13 de Novembro: “Pelas Terras da Castanha” (Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e S. João da Pesqueira);
– 30 de Novembro a 4 de Dezembro: “Sabores do Douro Superior” (Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Côa);
– 7 a 11 de Dezembro: “Paladares nas Terras de Torga” (Vila Real, Stª Marta de Penaguião, Sabrosa, Alijó e Murça);
Não perca esta oportunidade de visitar alguns dos concelhos da Região Demarcada do Douro, conhecer as suas paisagens e, principalmente, provar uma Gastronomia ímpar e uns Vinhos (de Mesa ou Generosos) que não encontram rival em qualquer parte do mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...