"Pelos caminhos de Portugal" - ALENTEJO

Terras do sem fim
Campo a perder de vista. Cidades e aldeias bem conservadas. Tradições que persistem e nos ajudam a compreender as nossas raízes. Assim é o Alentejo.
Évora, Património da Humanidade, Mértola, a vila-museu, e Montemor-o-Novo, culturalmente vibrante, são alguns bons exemplos de cidades vivas.
Nas aldeias de ruas claras e paredes caiadas toda a gente se conhece e acolhe os visitantes com simpatia. Os montes e quintas têm ganho nova vida graças a uma nova classe de habitantes, vindos das cidades do litoral, ou mesmo do estrangeiro, rendidos à beleza e à tranquilidade da planície.
As principais cidades estão vivas e pujantes, concentrando os serviços e a oferta cultural e beneficiando o fluxo turístico. As fortalezas, as igrejas e os vestígios arqueológicos competem pela nossa atenção com património natural, desde a serra de São Mamede ao vale de xisto banhado pelo Guadiana. Por estas terras corre o rio mais limpo da Europa, o Mira, que nasce na serra do Caldeirão e desagua em Vila Nova de Milfontes. O seu vale, desde Odemira à foz, está inscrito no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, onde se encontram algumas das mais belas praias do nosso país.
Há também um rico leque de tradições, que vai desde o canto ao artesanato, que tem sido preservado. O caso da gastronomia merece uma referência espacial. A cozinha alentejana é das mais notáveis de Portugal, fazendo autêntica magia a partir de ingredientes aparentemente pobres, como o azeite, o pão, as ervas do campo e o alho, enriquecidos conforme a zona do Alentejo, com a melhor carne e os mais frescos peixes e mariscos. Tudo acompanhado dos excepcionais vinhos da região.
Território vasto e pouco povoado mas com muito para ver, o Alentejo é, por excelência, o reino do passeio. Aqui se pode gozar todo o tipo de férias e de fins-de-semana, sejam a andar a pé, de bicicleta ou a cavalo; a repousar numa pousada ou numa casa de turismo de habitação; a fazer surf ou apenas a admirar a paisagem.
Texto: "101 destinos de sonho"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...