"Pelos caminhos de Portugal" - ALGARVE

Água, terra e luz
As laranjeiras, as amendoeiras, as alfarrobeiras tingem a paisagem algarvia de diferentes tonalidades ao longo do ano.
A temperatura média do mar no Algarve, no Verão, situa-se entre os 21 e os 24 graus centígrados.
O Portugal Meridional é um mundo à parte. Aqui, mais que em nenhum outro lugar, se mantém viva a herança islâmica, expressa das mais diversas formas: os terraços e as chaminés das casas tradicionais, as noras, a forma de cultivar a terra, a presença forte dos laranjais e amendoais, a linguagem.
Outra coisa torna esta região diferente: a luz que a banha, mesmo de Inverno. Aqui os dias são claros e o ar é límpido. O brilho dos raios solares reflecte-se no azul vivo do mar, no branco das casas e muros, no dourado das areias. O clima, esse, é ameno, proporcionando aos algarvios os mais suaves Invernos de Portugal.
Barrocal algarvio (CM S. Brás de Alportel)
O litoral algarvio goza de justificada fama, aquém e além-fronteiras. Há praias para todos os gostos, desde os areais intermináveis, às pequenas conchas entre arribas rochosas. Mas a verdade é que a região não se resume à faixa litoral. Entre o mar e a serra há todo um mundo por descobrir e onde, aos poucos, se vai afirmando um turismo de qualidade e respeitador da Natureza. A serra de Monchique é, desde ponto de vista, um lugar à parte. Mas, também, Salir, Barranco do Velho, Querença, Cachopo ou Ameixial são lugares com nomes a reter.
E que dizer das cidades? Aqui se encontram centros históricos exemplarmente preservados e onde apetece passear sem fim. Faro, com a cidade intramuros; Tavira, cidade branca dos telhados de tesoura; Silves, com as suas raízes islâmicas bem à vista; Lagos, outro caso exemplar de equilíbrios entre a vocação turística e o respeito pelas raízes; Vila Real de Santo António, com a sua baixa pombalina a fazer lembrar a de Lisboa.
A gastronomia é a cereja no topo do bolo. A mesa algarvia é fresca e colorida, muito favorecida pela generosidade dos mares e dos solos do Sul.  
Texto: "101 destinos de sonho"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...