“Pelos caminhos de Portugal” – CENTRO

Concentrado de Portugal
O golfe é uma das modalidades à disposição dos praticantes um pouco por todo o Centro, desde Viseu até Peniche.
No Oeste há sítios naturais únicos, como a Reserva Natural das Berlengas ou as grutas de serras de Aire e Candeeiros.
A geografia mostra-nos um território vasto, da fronteira até ao mar, e com uma série de marcas importantes. A mais óbvia é a cadeia montanhosa que, começando na serra da Estrela, se prolonga para sudoeste, através da Gardunha, do Açor e da Lousã. É uma verdadeira barreira entre litoral e interior, com praticamente 2 km de altitude. A serra da Estrela é a mais alta montanha de Portugal, onde a neve, embora irregular, marca a maior parte dos Invernos e Primaveras.
Junto à fronteira, sucedem-se os castelos defensores. Já na linha de costa desenvolveu-se uma vocação piscatória e comercial, que veio a dar origem a alguns dos destinos de veraneio mais procurados, desde Aveiro a Peniche. Coimbra fica a dever a sua projecção à Universidade, aqui instalada no século XIV. Viseu, com grande desenvolvimento recente; Guarda, austera e granítica; Covilhã, antiga capital dos lanifícios; Castelo Branco, a grande referência da campina da Beira Baixa; Figueira da Foz, marítima e charmosa; Nazaré, senhora das sete saias. A monumentalidade de Óbidos, Alcobaça, Batalha ou Tomar é motivo suficiente para umas quantas visitas.
Testemunhas de um passado, ora glorioso, ora feito da sobrevivência quotidiana em meio hostil, uma série de aldeias históricas, contempladas por um programa específico de recuperação, fazem-nos recuar no tempo, como Piódão, Belmonte ou Idanha-a-Velha. Num registo mais modesto mas que, sem dúvida, tem posto a zona do pinhal interior a mexer, a rede das Aldeias do Xisto, com belíssimas praias fluviais, alargou o nosso leque de escolhas. À mesa a escolha é infindável, dos Queijos da Serra aos vinhos do Dão, do peixe fresco da costa ao cabrito assado da serra, das cerejas do Fundão às maças de Alcobaça.
Texto: "101 destinos de sonho"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...