“Pelos caminhos de Portugal” – NORTE

Paisagem, história e tradição
Das papas de sarrabulho à moda de Braga, ao presunto de Chaves, das alheiras de caça de Mirandela à broa de Avintes, as mesas do Norte são sempre fartas.
O único Parque Nacional do país, o da Peneda-Gerês, concentra no seu território a amostra do que de mais genuíno tem o Minho.
No Minho, região onde se situa Guimarães, a cidade-berço de Portugal, dos vales verdejantes aos caminhos antigos das serras, vamos encontrando de tudo um pouco: valioso património histórico, casas solarengas cheias de tradições, ambientes urbanos modernos e industrializados, povoamentos rústicos dispersos, praias de areia branca e mar forte, tudo sempre envolto pelo verde único da paisagem. Para além deste cenário de sonho, a alegria e a hospitalidade das gentes minhotas é contagiante. Os trajes, as danças e os cantares, a música tradicional, a gastronomia célebre, tudo se conjuga para proporcionar ao visitante uma estadia inesquecível.
Logo abaixo, o Douro Litoral, com o foco na cidade do Porto, pólo comercial e industrial extremamente dinâmico que cresce a partir das margens do Douro, sendo o próprio nome da cidade expressivo da sua função de comunicação marítima.
Trás-os-Montes e Alto Douro é uma região histórica e tradicionalmente homogénea, que se estende pelos distritos de Vila Real e Bragança e por uma faixa a sul do rio Douro, correspondente ao limite norte dos distritos de Viseu e Guarda. Os recursos naturais e a paisagem são a sua maior riqueza, do Alto Douro Vinhateiro e do Parque Arqueológico do Côa, classificados como Património da Humanidade, às cumeadas do Marão e ao planalto de Miranda do Douro. É um mundo diversificado e pouco transformado, ao qual apetece sempre voltar e isto quer estejamos a falar de cidades cheias de história, como Chaves, Bragança, Miranda do Douro ou Lamego, zonas naturais de grande beleza (caso dos parques naturais de Montesinho, Alvão ou Douro Internacional), castelos românticos (Algoso) ou vias férreas panorâmicas (linhas do Corgo, Tua e Douro). É a viagem ao Reino Maravilhoso de Miguel Torga.
Paisagem em pleno Alto Douro Vinhateiro
Texto: "101 destinos de sonho"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...