Vila Nova de Famalicão, terra de encantos e oportunidades

Vila Nova de Famalicão, uma das mais jovens cidades (1985) de Portugal, nasceu para a história em 1205, com o Foral de D. Sancho I, tendo comemorado 800 anos de existência em 2005.

Com uma rica e variada tradição cultural que remonta aos tempos da Pré-história, a comunidade famalicense foi afirmando a sua personalidade própria e definida.

Alguns historiadores referem que a povoação hoje denominada Vila Nova de Famalicão já era, nos alvores da nacionalidade portuguesa, sede administrativa e judicial da Terra de Vermoim.

Sendo uma povoação antiga, Vila Nova de Famalicão é um município moderno, criado em 1835, por carta foral da rainha D. Maria ll.

Local de passagem da antiga estrada romana que ligava Porto a Braga, os seus monumentos, como os mosteiros de Landim e Arnoso, excelentes exemplares da arquitetura medieval, atestam uma longa história que dignifica Famalicão.

Os castros nos cumes dos montes, as pontes que abraçam as margens dos rios, as igrejas que refletem espiritualidade, a nobreza das suas casas solaregas, os usos e os costumes do trabalho da terra, a riqueza do seu artesanato e da sua gastronomia são testemunhos vivos de uma comunidade que constrói o futuro a cada momento. 

Vila Nova de Famalicão é uma terra de encantos e oportunidades.

Localizado no centro do Norte de Portugal, entre o Porto e a Galiza (Espanha), o Município de Vila Nova de Famalicão é servido por um cruzamento de autoestradas - A3 (Porto-Vigo) e A7 (Guimarães-Póvoa de Varzim), e por um serviço de transportes ferroviários de vanguarda, com ligações diretas a Braga, Guimarães, Porto, Vigo, Coimbra, Lisboa e Algarve.

Visite Vila Nova de Famalicão e a sua oferta cultural multifacetada, o Turismo rural e religioso, as festas e romarias, os restaurantes, o património cultural e industrial…

A gastronomia é uma das vertentes socioculturais que mais identificam os Famalicenses, constituindo um importante fator de diferenciação e afirmação do concelho.

Cozido à Portuguesa

Rojões com Papas de Sarrabulho

Leite-creme

Consciente da singularidade e mais-valia desse património cultural genuíno, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem desenvolvido uma forte aposta na promoção da gastronomia local e tradicional, com o objetivo de consolidar a prestigiada imagem que esta terra de Camilo Castelo Branco possui enquanto destino gastronómico, dando a conhecer sabores ancestrais e genuínos que um variado leque de restaurantes tem desenvolvido, de geração em geração, com tradição, brio e sentido de excelência.

Famalicão é, pois, uma terra profundamente ligada à vida trágica de um dos maiores representantes da literatura portuguesa: Camilo Castelo Branco.

Em S. Miguel de Ceide viveu e escreveu até à cegueira e desespero, descrevendo com génio a sociedade portuguesa.

A Casa Museu de Camilo, património do município, é um exemplo vivo da vida do “maior romancista da Península Ibérica”.


Casa Museu de Camilo Castelo Branco

*****

Agora, queremos sugerir uma visita a dois elementos do vasto património cultural construído de Vila Nova de Famalicão
Esperemos que gostem.


A Azenha de Chaves

Na freguesia de Fradelos, no lugar de Agra de Baixo, implantada na margem direita do Rio Ave, encontramos a Azenha de Chaves.
Encontra-se inserida numa envolvente rural, onde abundam os campos agrícolas.
Enquadra-se no núcleo composto ainda pelo respetivo Açude e a Azenha de Bairros, que se situa na outra margem do rio, pertencente ao concelho da Trofa.
Encontram-se referências documentais da existência desta Azenha, pelo menos, desde o ano de 1793. De referir ainda, os relatos que indicam ter sido utilizado neste local o “barquinho de Chaves”, que efetuava a travessia do rio.
A azenha apresenta uma área de implantação de cerca de 82m2. Como “pisos”, apresenta: cabouco, rés-do-chão e 1º andar.
Chegou a possuir 3 rodas. O respetivo açude apresenta cerca de 94 metros lineares.


Cruzeiro no lugar do Cruzeiro

Na freguesia de Cavalões, no lugar do Cruzeiro, na bifurcação do C.M. 1137 com o caminho vicinal que dá acesso aos lugares de Avenida e Bouça, a cerca de 150 metros a NE da Igreja Paroquial, encontramos este cruzeiro, constituído por cruz, coluna, pedestal e plataforma.
Tem a particularidade de ser epigrafado e datado. No dado do pedestal, pode ler-se na face mais voltada a poente, numa placa de mármore:
«OFERECIDO PELOS / BEMFEITORES D’ESTA / freguezia, os Ex.mos S.e / JOAQUIM DE SÁ OLIVEIRA / E SUA ESPOSA / D. ANNA DE SÁ OLIVEIRA / GRATIDÃO DO POVO DE / CAVALÕES. / 2-10-1910»
A cruz é de inspiração latina, vazia, com decoração nos ângulos das hastes, o seu apoio é constituído por dois cavetos retos, uma coroa, uma Escócia, e um junquilho, apresentando proporções equilibradas. 
Trata-se de uma estrutura (com exceção das placas em mármore) em granito de grão médio, com cuidado tratamento.
Texto e fotos retirados da Agenda Cultural de Vila Nova de Famalicão

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Boticas - Região do Barroso

Região do Oeste: "A Oeste tudo de novo"

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto