Por Terras Verdes – Vinhas e Golfe (Rota III)

Palmela – Algeruz
A partida tem início no largo de S. João, junto à Casa Mãe da Rota de Vinhos, uma antiga adega reconvertida em central de reservas para visitas às adegas e loja de vinhos e de produtos regionais.
Desça pela Avenida da Liberdade e ao chegar ao entroncamento, vire à direita, seguindo em direcção a Setúbal. Ao chegar a Volta da Pedra, nos segundos semáforos, vire à esquerda em direcção a Estação de Palmela e Poceirão. Uns metros mais à frente, vire novamente á esquerda, entrando na E.M. 533 e siga a indicação Poceirão. Pare um pouco mais à frente e efectue uma visita guiada à Adega Cooperativa de Palmela. Aprecie as grandes cubas brancas e a linha de engarrafamento, terminando na sala de estágio para uma prova de vinhos, não esquecendo de experimentar o delicioso Moscatel de Setúbal. Por altura das vindimas, conheça o destino das uvas, desde a sua avaliação na recepção, pela medição do grau provável, passando pelo esmagamento até à entrada nos depósitos para posterior fermentação.
Algeruz
Em seguida, continue em frente e no cruzamento vire à direita em direcção a Algeruz e conheça o Kartódromo Internacional de Palmela. Para além das actividades desportivas existentes, a Herdade de Algeruz alberga o Núcleo Museológico do Vinho e da Vinha, instalado na antiga adega da Herdade. Esta adega foi distinguida em 1937 pela federação Nacional dos Vinhos, como “a mais moderna adega do país”.
Próximo do Kartódromo, pode ainda visitar o Golfe do Montado, um dos cinco campos de golfe de 18 buracos existentes na região da Costa Azul.
Algeruz – Lagameças
Regresse pela mesma estrada até ao entroncamento com a E.M. 533, virando agora à direita onde irá percorrer plantações de vinhas atravessando as localidades de Lau e Lagameças.
Em Lagameças, logo após a escola, vire à esquerda na Rua da Escola primária. Mais à frente, à esquerda novamente, encontra a Olacer, uma das poucas olarias que ainda persiste, onde terá a oportunidade de apreciar e adquirir as peças produzidas na roda do oleiro.
Lagameças – Fernando Pó
Continue em direcção a Poceirão. Depois de atravessar a passagem de nível, siga as indicações Fernando Pó e Pegões. Com uma paisagem marcada pelas extensas plantações de vinhas, chega a Fernando Pó virando à direita. Após a próxima passagem de nível, vire novamente à direita para a Rua Manuel João Freitas e visite a adega Casa Ermelinda Freitas.
Uma adega familiar com quatro gerações de tradição vitivinícola, que conduzem o negócio por entre mais de 100 hectares de vinha. Durante a visita pode conhecer a adega, a sala de estágio dos vinhos, a vinha pedagógica e, no final, degustar e adquirir os preciosos néctares aqui produzidos.
Encontra no final da Rota V, Fernando Pó – Sto Isidro de Pegões, sugestões para continuação desta Rota.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...