Por Terras da Baía de Golfilhos - Sol e Mar (Rota VI)


Vamos, neste post, apresentar a VI e última das Rotas de Vinhos da Península de Setúbal.

Setúbal - Tróia

Sugere-se um percurso pedestre pelo centro histórico de Setúbal, começando por visitar a Igreja de Jesus (séc. XVI), uma das primeiras manifestações do estilo manuelino, evidenciando-se no interior as colunas em forma de cordame náutico e a magnífica abóbada. 
A Galeria de Pintura Quinhentista reúne uma das melhores coleções de pintura portuguesa antiga.
Siga para a Praça do Bocage, dedicada a um dos maiores poetas do século XVIII, onde se destacam os edifícios da Câmara Municipal e a Igreja de S. Julião, com um belíssimo portal manuelino. 
Continue em direção ao Largo da Misericórdia, junto ao qual se situa um ponto de atendimento de turístico da entidade Lisboa e Vale do Tejo, onde são visíveis as ruínas de uma antiga fábrica de salga de peixe da época romana.
Siga pela Rua António Girão até encontrar a Igreja de St.ª Maria (séc. XIII), totalmente reconstruída no século XVI. 
Mesmo ao lado, situa-se uma relíquia do barroco, a Casa do Corpo Santo. No exterior, a parede lateral é um vestígio de uma muralha medieval construída para proteger a povoação dos frequentes ataques dos corsários.
Suba até chegar ao Arco de S. Sebastião e visite o Museu do TrabalhoInstalado numa antiga fábrica de conservas de peixe, evoca atividades tradicionais da população através de recriações de uma fábrica de conservas de sardinha e uma mercearia. 
Regressando ao Arco de S. Sebastião, desça a Rua Arronches Junqueiro. À esquerda desemboca na Avenida Luísa Todi. Inspirada nos "boulevards" franceses, a avenida surgiu da terraplanagem da antiga praia e representa o desenvolvimento da cidade nos finais do século XIX.
Uma visita ao Mercado do Livramento é obrigatória e a conclusão perfeita para este passeio. Um dos locais mais pitorescos da cidade e o aperitivo para entrar num restaurante e provar uma Sopa do Mar, a célebre Caldeirada de Peixe ou o Choco Frito. 
Antes de seguir para o cais de embarque e atravessar o rio Sado em ferry-boat com destino a Tróia, não deixe de visitar a Fortaleza de S. Filipe e desfrutar de uma deslumbrante panorâmica sobre uma das Mais Belas Baías do Mundo
A travessia do rio Sado permite apreciar a magnífica paisagem e, com alguma sorte, avistar os golfinhos roaz-corvineirosque residem no Estuário do Sado. Várias empresas organizam passeios de observação.
Tróia é um belíssimo local que dispõe de alojamento turístico de qualidade, campos de golfe e excelentes praias. 
Visite a Reserva Botânica das Dunas de Tróia, constituída por vegetação rica e colorida de grande valor ecológico e as Ruínas Romanas de Cetóbriga, vestígios de um conjunto fabril romano dos séculos I ao IV.

Tróia - Comporta

Mais à frente, a vila da Comporta surge com uma aparência lacustre devido à grande quantidade de água que a rodeia, sendo caraterizada pelos sapais, o cultivo de arroz e uma arquitetura rural muito específica. 
A sua proximidade com a Reserva Natural do Estuário do Sado permite observar inúmeras espécies de avifauna, nomeadamente as cegonhas.
Não deixe de visitar a Herdade da Comporta, que compreende uma adega que privilegia as mais modernas tecnologias de vinificação. Integrada numa bela paisagem entre o rio e o mar, a herdade tem cerca de 30 hectares de vinha, extensos arrozais e alojamento turístico. 
Conheça também o peculiar Museu do Arroz, situado numa antiga fábrica de descasque de arroz.
Seguindo em direção a Alcácer do Sal, à esquerda surge a povoação de Carrasqueiraum pequeno povoado de pescadores onde perduram as cabanas de colmo e bracejo. 
O Porto de Pesca Palafítico é local de visita obrigatório, permitindo uma esplêndida perspetiva sobre os sapais. Escolha uma das magníficas praias e desfrute de um pôr-do-sol inesquecível.

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

As Amendoeiras em flor | Um passeio no Douro

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Bragança: uma viagem inesquecível no coração de Trás-os-Montes

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Nordeste Transmontano “Capa de Honras" Mirandesa | Descobrir Portugal

Cinco ou mais razões para visitar Coimbra

Faça uma visita a Belmonte, na Beira Baixa

Boticas - Região do Barroso