Por Terras do Sado – Salinas e Natureza (Rota V)


Depois de, em artigos anteriores, termos divulgados 4 das Rotas de Vinhos da Península de Setúbal, vamos agora apresentar a V Rota: «Por Terras do Sado – Salinas e Natureza». 

Esperamos que gostem e que experimentem!

Palmela - Mourisca

A partida é feita da Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela. 

Continue pela Avenida Dr. Atáz Godinho de Matos até à Igreja de S. Pedro (séc. XVI) e observe o belíssimo edifício dos Paços do Concelho

Desça a estrada em direção a Setúbal, virando à direita no cruzamento. Nos segundos semáforos vire à esquerda, para Estação de Palmela e Poceirão

Continue em direção a Estação de Palmela, contorne as duas rotundas e siga sempre em frente, percorrendo terras de vinhas e sobreiros. 

Atravesse o primeiro cruzamento e continue em frente até encontrar um segundo cruzamento, onde deve virar à direita para a E.N. 10. 

Siga a indicação Mourisca, continuando pela estrada de St.º Ovídio. Atravesse a passagem de nível sem guarda e siga as indicações Moinho de Maré da Mourisca. 

Aqui a paisagem é dominada por pequenas explorações agrícolas e manchas florestais de pinheiros e sobreiros. 

Visite o exterior do moinho e se tiver oportunidade, faça uma caminhada pela zona circundante e pelo pequeno porto palafítico.

Mourisca - Zambujal

Percorra os caminhos que o trouxeram ao moinho, agora em direção a Águas de Moura
Após a antiga fábrica da EPAC, vire à direita pela estrada do Zambujal. 
Estacione e atravesse a antiga ponte ferroviária para visitar o Centro de Interpretação da Natureza do Zambujalinho, situado em plena Reserva Natural do Estuário do Sado. 
Observe as zonas de montados, arrozais, salinas e sapais, onde existe uma importante comunidade de avifauna residente e migratória, assim como a prática de atividades piscatórias tradicionais. 
Pode efetuar um percurso pedonal interpretativo, passando pela estação arqueológica datada do período romano, onde se fabricavam ânforas que se destinavam ao transporte marítimo dos produtos piscícolas e agrícolas para todo o império romano.

Zambujal - Fernando Pó

Regresse à sua viatura e quando chegar à EPAC, vire à direita. 
Ao chegar ao cruzamento de Águas de Moura, vire à esquerda e continue o percurso pelas plantações de vinhas até chegar a Fernando Pó
Aqui, sugere-se a visita à adega Casa Ermelinda Freitas
De fortes raízes familiares e quatro gerações de tradição vitivinícola, destaca-se nesta adega a sala de estágio dos vinhos, a vinha pedagógica e a loja de vinhos. 

Fernando Pó - Santo Isidro de Pegões

Continue o itinerário atravessando a passagem de nível sem guarda. Siga em frente e quando chegar ao cruzamento, vire à direita em direção a Pegões
Ao longo do percurso depara-se com a arquitetura singular do Colonato Agrícola de Pegões. Um antigo complexo agrícola que remonta aos anos 40 e 50.
A Igreja de St.º Isidro de Pegões, dedicada a este santo patrono dos camponeses, situa-se a escassos metros da adega com o mesmo nome - Cooperativa Agrícola de St.º Isidro de Pegões. 
Esta adega foi edificada em 1958, apresentando-se modernizada e competitiva com inúmeros prémios obtidos em Portugal e no estrangeiro. 
Pode atestar a qualidade dos vinhos em mesas e bancos feitos em tanoaria. 
Ao sair da adega, continue até ao entroncamento. A escassos metros, no sentido de Vendas Novas, visite o Fontanário de Pegões.
Ao passar a indicação Pegões, vire nos pinheiros à direita para a entrada do Parque de Material Agrícola de Pegões, onde encontra a escultura “Homenagem à Agricultura” de Artur Bual. A Rota V termina na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Se tiver oportunidade visite Canha, uma vila medieval, onde o cavalo assume as influências ribatejanas do concelho de Montijo. 
Não deixe de conhecer o Museu Etnográfico, que pretende valorizar o património e costumes de Canha.~
Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Boticas - Região do Barroso

Região do Oeste: "A Oeste tudo de novo"

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto