Trilho Pedestre do “Castelo da Furna” em Valença


O castelo rochoso da Furna, os Garranos e a aldeia serrana de Taião, são os atrativos da caminhada que a Câmara Municipal de Valença vai promover, no Trilho Pedestre do Castelo da Furna, com a distância de 14 Kms, no próximo sábado, 13 de Outubro de 2012.
O ponto de encontro está marcado para o Museu Rural de Taião, às 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas e 30 minutos.
Os primeiros pontos de interesse começam mesmo no início, no Museu Rural onde se guardam objetos ligados à agricultura, à pastorícia e à exploração mineira do volfrâmio
Nas proximidades é possível observar vários sarcófagos (sepulturas escavadas na rocha).
O percurso encaminha-se pela encosta da serra de São Lourenço, com passagem pelos vários núcleos de gravuras rupestres, até à Furna, pelos vastos montes, onde domina a pastorícia de cavalos garranos, semisselvagens e de cabras.
Já na Furna é possível observar o imponente aglomerado rochoso e as marcas do que foi um castelo medieval natural. 
A magnitude do espaço, as inúmeras saliências das formações rochosas, as grutas, os pontos de interesse arqueológico e as múltiplas lendas associadas fazem deste lugar um espaço de singular beleza. 
Do castelo restam apenas as marcas das traves nas rochas e as memórias históricas do que foi a sede do Julgado de Froião que abarcava Paredes de Coura e a parte norte de Valença, na época Medieval.
De regresso ao trilho, pelas encostas da Serra de São Lourenço, é possível observar grande parte das serranias do Minho e do sul da Galiza, sempre acompanhados por grupos de garranos. 
O percurso termina onde começou, junto ao Museu Rural de Taião.
Trata-se de um percurso de pequena rota, de características paisagístico-patrimonial, com um grau de dificuldade moderado e tendo por cota máxima os 622 metros no Castelo da Furna.
A caminhada será acompanhada por guias que darão a conhecer os pontos mais interessantes do percurso, bem como explicações sobre a fauna e a flora local.

Sugestões:


Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto

Celorico de Basto é um destino imperdível para visitar e ficar encantado!