Caminhos de Ronda da Fortaleza de Valença – Uma Visita Noturna

No próximo dia 24 de Agosto, sexta-feira, a Câmara Municipal de Valença vai realizar uma caminhada noturna guiada pelos Caminhos de Ronda Militares da Fortaleza, com lanternas, promovendo, assim, uma visita à descoberta dos baluartes, dos baluartes à cavaleiro, dos revelins, das cortinas, das guaritas, dos adarves, dos postos de artilharia, dos merlões e de tantos outros pormenores.
De acordo com o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, “Estas visitas guiadas temáticas são uma oportunidade única para sentir de perto a secular história desta joia patrimonial que é a Fortaleza de Valença
O percurso começa no Revelim da Coroada, com um espetáculo musical instrumental e de fado, pelas 21h30, iniciando-se a visita, desde o Baluarte de Sta Bárbara até ao Baluarte de São Jerónimo, percorrendo toda a cintura superior da muralha.
Ao longo do percurso os pormenores mais curiosos da vida e vivências dos militares e as experiências de vigilância armada, à fortificação, serão retratados pelos guias da visita. A recriação histórica será uma das grandes notas deste percurso a cargo de um grupo de praticantes de air soft. Vários figurantes, trajados ao século XVIII e com lanternas antigas, darão todo o realismo a esta visita.
Nos caminhos de ronda, nos baluartes, nas guaritas e nos pisos inferiores da muralha os visitantes terão a oportunidade de recuar uns séculos e vivenciar a vida quotidiana dos militares da fortificação valenciana.
Valença possui uma extensa rede de Caminhos de Ronda que permitem apreciar as mais singulares técnicas de construção militar, tipo Vauban, de que Valença é um dos grandes expoentes mundiais.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Valença
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...