No berço de pedra - Guimarães


A sugestão deste artigo leva-nos a Guimarães [Minho], numa estirada de pouco menos de 50 km a partir do Porto e por autoestrada.

As obras na velha urbe torna obrigatório um novo olhar sobe este repositório maior dos ícones da nacionalidade.

Ë hábito do visitante desprevenido centrar o seu olhar no Paço dos Duques de Bragança, mandado construir no séc. XV e reconhecido por ordem de Salazar nos anos 40, para comemoração do oitavo centenário da Fundação.

O seu maior interesse reside no espólio museológico com que foi recheado pelo Estado Novo, o que o toma num dos museus mais visitado do país.

Entrou-se pela muralha de D. Dinis, passou-se pelo antigo Mosteiro de Santa Clara (que hoje alberga a Câmara) com os seus dois claustros e atingiu-se o recinto da feira, que se desenrola nas traseiras do Paço.

Do lado norte vislumbra-se a magnifica igreja romântica de S. Miguel, onde se diz que D. Afonso Henriques foi baptizado.

O seu chão está coberto pelos túmulos dos cavaleiros da reconquista católica, com as suas armas gravadas na pedra já muito gasta.

O interesse recai depois no fantástico Castelo de Guimarães, com a sua enorme torre de menagem, que terá sido mandado construir por Mumadona Dias em 952.

Dali se avista o Campo de S. Mamede, cenário da batalha em que Afonso Henriques expulsou D. Teresa.

O Hospital da Misericórdia mostra-se ao cimo da Rua do Conde D. Henrique, que desemboca no Largo Martins Sarmento.

Inevitável uma visita à Igreja da Real Colegiada de Guimarães e ao padrão comemorativo da Batalha do Salado, ali mandado erguer por D. Afonso IV.

Igreja da Oliveirinha (Nossa Senhora da Oliveira) e Padrão Comemorativo da Batalha do Salado foi mandado construir no reinado de D. Afonso IV para comemorar a participação portuguesa na Batalha do Salado, travada em 1340.

Depois, o visitante deve perder-se nas ruelas cheias de marcas medievais, agora emolduradas por um notável arranjo urbano. 

Texto retirado de Guia da Semana - Expresso, nº3 – Norte (texto editado) | Foto retirada da Internet

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

As Amendoeiras em flor | Um passeio no Douro

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Bragança: uma viagem inesquecível no coração de Trás-os-Montes

Nordeste Transmontano “Capa de Honras" Mirandesa | Descobrir Portugal

Cinco ou mais razões para visitar Coimbra

Camilo Castelo Branco em Ribeira de Pena

Faça uma visita a Belmonte, na Beira Baixa

Valpaços – Terras de cerejas, castanhas e não só…