VII Jornadas Micológicas do Corno de Bico - Paredes de Coura


Vão realizar-se, nos próximos dias 29 e 30 de novembro, em Paredes de Coura, as VII Jornadas Micológicas do Corno de Bico.

O Programa prevê o desenvolvimento de uma oficina pioneira de Microscopia Micológica, entendida como técnica complementar de identificação e catalogação de espécies de fungos.

Para além desta, está previsto, também, que seja desenvolvida uma oficina de conservação de cogumelos. Vamos pois aprender algumas técnicas que nos permitirão elaborar conservas caseiras de cogumelos ou outros produtos, bem como o processo de esterilização e de pasteurização – actividade limitada a 24 inscrições.

Simultaneamente, está também prevista uma oficina de produção caseira de cogumelos saprófitos em borras de café – actividade limitada a 24 inscrições.

Este ano pela primeira vez, imbuídos pelo espírito de divulgação da cultura micológica, vamos abrir a CEIA MICOLÓGICA 2014 ao público em geral, pelo que as pessoas que pretendam experimentar o “Cibus Deorum” que estamos a preparar, mas não queiram ou não possam frequentar as jornadas, poderão juntar-se a nós para partilhara Ceia. Atenção: as inscrições são limitadas!

Não podemos prometer que vão aparecer muitos cogumelos, o que podemos prometer é amizade, convívio, cultura micológica e muita gastronomia… Não se esqueça de preparar um petisco para partilhar no Pic-Nic, que acontece durante o Passeio Micológico, durante o qual vamos procurar explorar novos habitats micológicos integrados nas paisagens ímpares que caracterizam o concelho de Paredes de Coura.

Aguardamos a sua visita.
Preços das inscrições - Jornadas Micológicas:

1 dia: 15 euros
2 dias: 30  euros

2 Dias mais dormida e pequeno-almoço: 45 euros

Preços das inscrições - CEIA Micológica:
Ceia Micológica – 15 euros (Inscrições Limitadas).

As Inscrições poderão ser feitas on-line no portal do Município de Paredes de Coura, onde terá acesso a todas as informações relevantes sobre as jornadas.

PROGRAMA

Sábado 29 novembro 2014
09:30 Horas - Percurso Micológico na PPCB - 4 percursos diferentes (Grupos de 15 participantes - máximo)
13:00 Horas - PIC - NIC: Partilha e degustação de petiscos e outros produtos trazidos pelos participantes.
14:30 Horas - Percurso Micológico - Continuação
15:30 Horas - Regresso ao CEIA - Pausa para Café. Biscoitos de milho e outras iguarias da Gastronomia Courense - Promovido pela Loja Rural.
16:00 Horas - Oficina de identificação e catalogação de espécies recolhidas:
Montagem da Exposição “Cogumelos de outono da PPCB”. Identificação e Exposição das Espécies Recolhidas

18:00 Horas - Sessão Teórico-prática de Iniciação à Microscopia Micológica: Pretende-se realçar a importância da microscopia no processo de catalogação de espécies. Atividade monitorizada por Purificacion Lorenzo (Grupo Micológico Galego/ Universidade de Vigo) e Manuel Paraíso (A Pantorra)

20:30 Horas - Ceia Micológica de Outono - Coordenada por Mª Emília Monteiro Alves e Maria Luis Salgado - Degustação de pratos confecionados à base de cogumelos silvestres e de produção. (Actividade aberta ao público em geral)
Domingo 30 novembro 2014

09:30 Horas - Oficina de Conservação de Cogumelos Comestíveis: Cogumelos Confitados e Técnicas Caseiras de Conservação e Esterilização. - Atividade monitorizada por Hermengarda e Cassiano Monteiro (A Pantorra).

09:30 Horas - Oficina de Produção Caseira de Cogumelos Saprófitos em Borras de Café: Produção caseira de cogumelos ostra (Pleurotus ostreatus), num substrato à base de palha e de borras de café.

13:00 Horas - Almoço convívio de encerramento das VII Jornadas Micológicas de Outono 2014.

15:00 Horas - Verde de Honra e Sessão Encerramento das Jornadas Micológicas de Outono, com a presença do Senhor Presidente da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida do Corno de Bico - Tiago Cunha, e do Senhor Vice-Presidente da Direção da Associação Micológica A Pantorra - António Júlio Queirós Monteiro

Como Chegar a Paredes de Coura: Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA)

GPS: Latitude: 41º 54` 49`` N // Longitude: 08º 29` 33`` W

Porto/Braga pela Autoestrada A3:
1 - Seguir pela A3 na direção NORTE (Valença/Espanha).
2 - Passados cerca de 110 km, sair na saída 13 Nó de Paredes de Coura/ V.N. Cerveira.
3 - Saído da área da portagem, seguir pela (EN 303), no sentido Paredes de Coura.
4 - Percorridos 2 km encontra o entroncamento com a EN 201, virar à esquerda e 100 metros depois, passado o posto de abastecimento de combustíveis, encontra-se o cruzamento junto à Capela de S. Bento da Porta Aberta (Cossourado), aí virar à direita, no sentido Paredes de Coura, pela (EN 303), percorridos cerca de 8 km chega a Paredes de Coura, junto à sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Paredes de Coura (ADASPACO).
5 - A Partir daqui, sair na 2ª Saída e seguir pela Av. Cónego Bernardo Chouzal. passados 300 metros, seguir pelo túnel e na rotunda seguinte, sair na 1ª saída, deverá seguir as indicações: (CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL), 50 metros adiante, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, siga pela Direita, pela Rua Dr. Albano Barreiros (EN301).
6 - Chegado à Rotunda junto á Capela do Divino Espírito Santo, virar à esquerda, sair na segunda saída, 50 metros depois, na rotunda junto ao Minipreço, sair na 2ª saída. Seguir pela EN 303 no Sentido Arcos de Valdevez, por 12 Km, passando por ordem pelas freguesias de: Castanheira; Cristelo; Bico e finalmente Vascões, aqui seguir novamente as indicações do CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL que deverá encontrar na Colónia Agrícola da Chã de Lamas.

Porto/Braga - A28 / A27:
1 - Saindo do Porto, seguir na direção NORTE pela A28, a partir de Viana do Castelo pela A27/IP9 na direção de Ponte de Lima.
2 - Sair ao fim do terceiro túnel - Saída 4 (Arcozelo/ P. Lima), na rotunda de acesso seguir pela (EN201) em direção a Arcozelo/ Ponte de Lima.
3 - percorridos 500m na rotunda seguinte (Sabadão) seguir pela (EN202) no sentido Paredes de Coura.
4 - 300 metros adiante na rotunda seguinte (Faldejães) seguir na direção Paredes de Coura (EN 306), chegará a Paredes de Coura, junto ao Minipreço, percorridos 23 km, na rotunda, sair na 1ª saída. Deverá seguir as indicações: (CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL) Seguir pela EN 303 no Sentido Arcos de Valdevez, (12 Km) passando pelas freguesias de: Castanheira; Cristelo; Bico e finalmente Vascões, aqui seguir novamente as indicações do CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL que deverá encontrar na Colónia Agrícola da Chã de Lamas.

Espanha / Valença Pela Autoestrada A3:
1 - Passar a Ponte Internacional sobre o Rio Minho e seguir na direção Porto/Braga, passados 15 km sair na saída 13 nó de (Paredes de Coura/ V. N. Cerveira), seguir pela EN 303 sentido Paredes de Coura.
2 - Percorridos 2 km encontra o entroncamento com a EN 201, virar à esquerda e 100 metros depois, passado o posto de abastecimento de combustíveis, encontra-se o cruzamento junto à Capela de S. Bento da Porta Aberta (Cossourado), aí virar à direita, no sentido Paredes de Coura, (EN 303), percorridos cerca de 8 km chega a paredes de Coura, junto à sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Paredes de Coura (ADASPACO).
3 - A Partir daqui, sair na 2ª Saída e seguir pela Av. Cónego Bernardo Chouzal. passados 300 metros, atravessar o túnel e na rotunda seguinte, sair na 1ª saída, deverá seguir as indicações: (CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL), 50 metros adiante está junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, siga pela direita, pela Rua Dr. Albano Barreiros (EN301),
4 - Chegado à Rotunda junto à Capela do Divino Espírito Santo, virar à esquerda, sair na segunda saída, 50 metros depois, na rotunda junto ao Minipreço, sair na 2ª saída. Seguir pela EN 303 no Sentido Arcos de Valdevez, percorrerá cerca de 12 Km, passando por ordem pelas freguesias de: Castanheira; Cristelo; Bico e finalmente Vascões, aqui seguir novamente as indicações do CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL que deverá encontrar na Colónia Agrícola da Chã de Lamas.

Espanha/Valença Pela Estrada Nacional 303:
1 - Sair de Valença pela (EN 13), Av. De Espanha e depois pela Av. Miguel Dantas, (EN13), 5 km adiante, no cruzamento de S. Pedro da Torre, contornar a rotunda e sair na 3ª saída no sentido Paredes de Coura (EN 201).
2 - passados 10 km encontra o cruzamento junto à Capela de S. Bento da Porta Aberta (Cossourado), virar à esquerda, no sentido Paredes de Coura (EN 303) e percorridos cerca de 8 km chega a Paredes de Coura, junto à sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Paredes de Coura (ADASPACO).
3 - A Partir daqui, sair na 2ª Saída e seguir pela Av. Cónego Bernardo Chouzal - Passados 300 metros, atravessar o túnel e na rotunda seguinte, sair na 1ª saída, deverá seguir as indicações: (CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL), 50 metros adiante está junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, siga pela direita, pela Rua Dr. Albano Barreiros (EN301),
4 - Chegado à Rotunda junto à Capela do Divino Espírito Santo, virar à esquerda, sair na segunda saída, 50 metros depois, na rotunda junto ao Minipreço, sair na 2ª saída. Seguir pela EN 303 no Sentido Arcos de Valdevez, percorrerá cerca de 12 Km, passando por ordem pelas freguesias de: Castanheira; Cristelo; Bico e finalmente Vascões, aqui seguir novamente as indicações do CENTRO DE EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL que deverá encontrar na Colónia Agrícola da Chã de Lamas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...