Por Terras da Arrábida – Vinho, Arte e Natureza (Rota II)

Cabanas – Azeitão
A estrada é ladeada pelas vinhas e pastagens da Quinta de Camarate, que se dedica à produção de Queijo de Azeitão e também à criação de ovinos. Ao chegar a Vila Fresca de Azeitão sugere-se uma visita às oficinas S. Simão Arte e Faianças de Vila Fresca, onde pode travar conhecimento com o artesanato da região, nomeadamente com a produção e pintura artesanal de azulejos. Visite também a Igreja de S. Simão (séc. XVI). Retome o percurso até à E.N. 10 e siga em direcção a Setúbal. Mas à frente, aprecie os cavalos da Herdade dos Arneiros.
Após Aldeia Grande, vire á esquerda e siga pela estrada do Vale de Alcube. Ao passar a pequena ponte, junto a uma azenha em ruínas, encontra o portão de acesso à adega Quinta de Alcube. Uma pequena unidade de tipo familiar, inserida numa quinta plena de encanto com o seu solar, o regato, o pomar – onde ainda se produzem as outrora famosas Laranjas de Setúbal -  e a criação de gado. Para além dos vinhos de qualidade, a quinta produz ainda mel e queijos.
Ao sair retome pela E.N. 10 até chegar à Quinta da Bacalhôa e seu palácio, um dos melhores exemplares da arquitectura renascentista portuguesa, classificado como Monumento Nacional. Uma parte da Quinta é ocupada com vinha.
Em seguida, visite uma fábrica de azulejos, a Azulejos de Azeitão, que mantém a produção manual, utilizando a técnica da faiança e técnica de aresta e onde é possível pintar um azulejo.
Continue em direcção a Vila Nogueira de Azeitão. No percurso, uma placa assinala a presença de um importante conjunto de Oliveiras Milenares, classificadas como Património Natural.
Efectue uma paragem na Quinta Velha Queijeira e descubra o característico Museu do Queijo de Azeitão. Logo de seguida, conheça a Quinta das Torres, um antigo palácio que actualmente funciona como Estalagem.
Siga em direcção às vinhas da Quinta Bassaqueira, onde está instalada a adega Bacalhôa – Vinhos de Portugal, um espaço de simbiose entre vinhos, arte e natureza. A adega, de linhas modernas, é rodeada por belíssimos jardins com oliveiras milenares, estatuária contemporânea e um jardim japonês. Nas traseiras, encontram-se as vinhas e um lado com peixes e patos exóticos. No interior, o Moscatel envelhece em 1.800 barricas, enquadradas por uma extraordinária colecção de azulejos do séc. XV ao XIX.
Visite Vila Nogueira de Azeitão – o Palácio dos Duques de Aveiro (exterior), o Pelourinho, o Museu Sebastião da Gama, a Igreja de S. Lourenço, a Fonte de Pasmados e o Posto de Turismo.

Por Terras de Santiago – História, Património e Artesanato (Rota I)

Palmela – Castelo e Centro Histórico
O percurso pedestre sugerido tem início no Castelo de Palmela, monumento nacional desde 1910. Dentro das muralhas do Castelo encontra, para além do Posto de Turismo, o antigo Convento, que actualmente é uma Pousada; a Igreja de Santiago, monumento nacional e as ruínas da Igreja de Sta Maria, onde se situa o Gabinete de Estudos da Ordem de Santiago. Integrado no Museu Municipal encontram-se o Espaço Arqueológico, o Espaço de Transmissões Militares e a Reserva Visitável “Escultura de Santiago”.
Desça até à Igreja de S. Pedro (séc.XVI) e aprecie a bela fachada do edifício dos Paços do Concelho (séc. XVII / XVIII). Siga em direcção ao Largo Duque de Palmela e observe o Pelourinho e a Igreja da Misericórdia.
Continue o percurso pela Rua Hermenegildo Capelo, com passagem pelo Largo do Mercado até à Rua 31 de Janeiro. Desça as escadinhas da Rua Coronel Galhardo e entre na Rua do Passadiço. Chegando ao Largo Marquês de Pombal, observe o edifício de esquina com a Rua Joaquim Brandão, desça pelas Escadinhas dos Caracoleiros, siga pela Rua Augusto Cardoso e continue em direcção ao Largo do Chafariz D. Maria I (séc. XVIII). Atravesse o Jardim Joaquim José de Carvalho até ao Largo de S. João Baptista.
Neste Largo, pode apreciar o exterior da Capela de S. João Baptista, o Coreto, a Biblioteca Municipal de Palmela, o Cine-Teatro S. João e a Casa Mãe da Rota de Vinhos. Esta antiga adega foi reconvertida em ponto de informação enoturística sendo também uma loja de vinhos e de produtos regionais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...