Trilho Pedestre da Bouça Velha em Valença

A Câmara Municipal de Valença vai promover, no próximo sábado, 10 de novembro, uma caminhada no Trilho Pedestre da Bouça Velha, com a distância de 10,2 Kms. A ermida da Senhora dos Remédios, os carvalhais, as matas de pinheiros, os ribeiros e velhos caminhos, de Sanfins e Gondomil, são os atrativos desta caminhada, com um percurso de pequena rota, de características paisagístico-patrimonial, um grau de dificuldade moderado e cota máxima de 622 metros no Castelo da Furna.
A caminhada será acompanhada por guias que darão a conhecer os pontos mais interessantes do percurso, bem como explicações sobre a fauna e a flora local.
“Este novo trilho vem reforçar a Rede Municipal de Percursos, numa clara aposta pela diversificação da oferta de turismo de natureza / ativo em Valença”, nas palavras de Jorge Salgueiro Mendes.
O ponto de encontro está marcado para a ermida da Senhora dos Remédios, em Sanfins, às 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas e 30 minutos.
Os primeiros pontos de interesse começam mesmo no início, na Ermida da Senhora dos Remédios, também igreja matriz de Sanfins e no nicho da primitiva ermida, de grande devoção e fama de santidade, existente por baixo de um grande penedo.
O granito em Sanfins e Gondomil afirma-se, a olhos vistos, com os grandes aglomerados rochosos e as rochas de dimensão impressionante. Aqui a arte e a tradição de explorar a pedra é secular, antes extraída, à cunha, à força braçal, para pastas e postes. Ao longo do percurso serão muitas as rochas isoladas que impressionam, no meio da paisagem, ou até que pelas suas formas servem de cortes para animais ou abrigos para os materiais agrícolas.
Os velhos espigueiros, as levadas de água, as latadas de vinha, ainda, a cobrir antigos caminhos e as ruínas de tantos moinhos de água.
A época é propicia para encontrar as mais diversas espécies de cogumelos, tão presentes nos nossos campos e montes e que as características de Sanfins e Gondomil proporcionam como o Piota Procera, o Amanita Muscária, o Amanita Citrinus, o Boletus edulius e tantos outros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...