Galaicofolia - 2000 anos em festa!


A Câmara Municipal de Esposende, depois do sucesso verificado no ano passado, vai realizar o evento "Galaicofolia - 2000 anos em festa" , um evento essencialmente cultural, de lazer e entretenimento que irá decorrer nos dias 25, 26 e 27 de Julho de 2014, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã - Esposende.

Esta iniciativa, que se enquadra na política cultural e turística do Município, assume-se como um evento diferenciador capaz de cativar turistas e visitantes, valorizando o património arqueológico do concelho.

Com entrada gratuita, estacionamento garantido, área alimentar, presença de grupos musicais, mercado romano e muitas mais atrações que em breve serão reveladas pela organização, estão reunidas todas as condições para voltar a ser um evento inesquecível.

Pretende-se desta forma diversificar a oferta turística do concelho, para além do turismo balnear, proporcionando ao público uma experiência diferenciadora, extravasando o âmbito regional e cativando outros públicos, nomeadamente da Galiza, em Espanha, tal como sucedeu no ano passado.

Estamos convictos de que estão reunidos todos os ingredientes para que se repita a verdadeira festa galaica, começando desde logo com o local onde se irá realizar: o Castro de S. Lourenço, um dos maiores ex-libris do património arqueológico de Esposende e da região Norte, rodeado por uma magnífica paisagem.
Para mais informações: www.galaicofolia.com / www.facebook.com/Galaicofolia / Telf. 253 983 256.
 
 
 


1º FESTIVAL DE CAMINHADAS DE ALCOUTIM



1º FESTIVAL DE CAMINHADAS DE ALCOUTIM
17 e 18 de Maio

 
O Festival de Caminhadas é uma iniciativa organizada pelo Município de Alcoutim e conta com caminhadas guiadas em colaboração com as associações Alcance, Odiana, Grupo Desportivo de Alcoutim, Grito d’ Alegria, Clube Desportivo de Vaqueiros, Amigos dos Farelos e Clarines e ProActiveTur. No programa constam percursos com dificuldade alta, média e baixa, nas freguesias de Alcoutim e Pereiro, Giões, Vaqueiros, Martim Longo e ainda em Sanlúcar de Guadiana, com temáticas como observação de aves, interpretação da natureza, história, pastorícia, observação astronómica, etc.

As caminhadas temáticas são guiadas e orientadas por guias especializados, com o intento de explorar novas formas de lazer aliadas ao exercício físico e à descoberta das paisagens culturais e naturais de Alcoutim e de Sanlúcar de Guadiana. Procura-se promover os percursos pedestres existentes mas explorar também novos percursos sobre novas temáticas, alargando assim a oferta turístico-cultural do território.

PROGRAMA

Sábado, 17 de Maio

08.30 h– “Entre Castelos e Menires” – Percurso de 19 km, dificuldade média/alta, com passagem nos montes das Cortes Pereiras, São Martinho e Afonso Vicente. Paragem em dois cafés. Guiado por Município de Alcoutim

Local de encontro – Em frente ao Posto de Turismo de Alcoutim GPS 37º28’16.9’’N 7º28’17.1’’O

09.00 h– “Manhã com o Pastor” – Percurso de 5 km, de dificuldade baixa, com saída da Corte da Seda, acompanhando um pastor e o seu rebanho de cabras. Prova de queijo. Guiado por Município de Alcoutim

Local de encontro – Corte da Seda

GPS  37º26’42.6’’ N  7º29’47.3’’O

09.00 h– “Corre, Corre Guadiana” – Percurso de 8 km, circular, de dificuldade baixa. Passa pelas localidades de Laranjeiras, Guerreiros do Rio, Álamo e Corte das Donas. Guiado por associação Alcance.

Temas do percurso- Rio Guadiana, ervas aromáticas e fabrico do pão.

Local de encontro- Cais do Montinho das Laranjeiras GPS 37º24’13.2N 7º27’29.3’’O

15.00 h- Jogos tradicionais nos Farelos

Organização: Associação dos Amigos dos Farelos e Clarines GPS 37º28’34.6’’N 7º39’18.8’’O

16.00 h– “Alcoutim à vista…desde Espanha” – Percurso de 8 km, saindo de Sanlúcar de Guadiana até à Ribeira Grande e acompanhado a margem espanhola do Rio Guadiana, com vistas a Portugal.

Passagem de barco 1,00€ para cada lado. Oferta de um gaspacho espanhol. Guiado por Município de Alcoutim

Local de encontro – Em frente ao Posto de Turismo de Alcoutim GPS 37º28’16.9’’N 7º28’17.1’’O

16.30 h– “O Viçoso” – Percurso de 7 km de dificuldade baixa, é um percurso pedestre de pequena rota, O seu traçado permite visitar as povoações de Giões, Viçoso, Farelos e Clarines.

Guiado por associações Grito d’ Alegria.

Local de encontro – Em frente à Junta de Freguesia de Giões GPS 37º28’11.3’’N7º41’41.2’’O

19.00 h- Atuação do Grupo Coral “ Os Moços da Aldeia” no monte dos Farelos

Organização: Associação dos Amigos dos Farelos e Clarines GPS 37º28’34.6’’N 7º39’18.8’’O

19.00 h– Mesa redonda “De Sedentário a Maratonista, A Motivação Também Se Treina”  com José Guimarães, corredor de trail running e ultramaratonas.

Local - Sala de sessões da Câmara Municipal de Alcoutim

21.00 h– Sessão de Contos “ Estórias com Pão”, pelo Teatro do Elefante

Local - Praça da República, Alcoutim GPS 37º28’17.0’’N 7º28’18.0’’O

22.30 h– “Em busca das mouras encantadas e outros tesouros” - Percurso noturno de 7 km pela Vila de Alcoutim, com observação astronómica. Guiado por Grupo Desportivo de Alcoutim

Local de encontro – Em frente ao Posto de Turismo de Alcoutim GPS 37º28’16.9’’N 7º28’17.1’’O
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...