Do granito à casa do lince

Barragem da Marateca

Barragem da Marateca



É entre a Beira Baixa e o Alto Alentejo, junto a uma albufeira de águas calmas, rodeada de prados e ainda com a silhueta da serra da Gardunha a rasgar o horizonte um pouco mais a norte que começa este passeio. 
À sua volta a festa dos sons é feita no tilintar dos chocalhados das ovelhas (cujo leite dá origem ao famoso queijo de Castelo Branco) e do bater do bico das gralhas e cegonhas que vigiam, em voos rasantes, toda a área envolvente da Barragem da Marateca.

Barragem da Marateca - outro aspeto

Outro aspeto da Barragem da Marateca

Estamos junto à povoação de Louriçal do Campo, mesmo ao lado da nova autoestrada da Beira Interior, também conhecida por IP2. 
A nossa marcha segue depois para norte até à aldeia histórica de Castelo Novo, cujo nó de acesso fica acerca de 10 km da Marateca. 
Vale a pena percorrer as ruas semidesertas desta aldeia, incrustada numa espécie de anfiteatro natural escavado na encosta do sul da Serra da Gardunha.

Pelourinho e torre de Castelo Novo

Destacam-se casas solarengas bem como o que ainda resta da torre do castelo que pontifica lá no alto. 
A qualidade de gás que brotam das entranhas da Gardunha constitui outro motivo de atração, sendo comum a romaria às fontes para abastecer as vasilhas do precioso líquido
A viagem continua depois pela EN18, com passagem pela vila de Alpedrinha, a partir da qual se inicia a subida para a Gardunha. 
Deslumbrem-se com a paisagem a sul, do lado direito de quem sobe, cuja grandeza vai aumentando à medida que vamos progredindo. 
Trata-se de uma planície a perder de vista, que vai desde aldeia de Vale de Prazeres até aos limites da Beira Baixa, já com a Espanha em linha do horizonte. Só por isso já valeria a pena a subida à Serra. 
No entanto, a surpresa maior está para vir. Mesmo no alto da Gardunha, ao virar à esquerda para iniciarmos a descida para o Fundão, ergue-se, imponente, a Serra da Estrela
Entre as duas montanhas estende-se o imenso vale da Cova da Beira. Por ali se produz muita cereja, maça, pera, pêssego e frutos secos.
Alpedrinha - serra da Gardunha

Alpedrinha, na encosta sul da serra da Gardunha (fonte)


Chegados ao Fundão, a direcção é agora Penamacor
Toma-se à EN 343, passando por Valverde e Fatela, depois a EN345 até à ponte da Meimosa, para virar à direita e seguir pela EN 346. 
A partir daqui deixámos definitivamente o granito áspero da Gardunha e as elevadas silhuetas da Estrela, para mergulharmos numa verdura sem fim feita sobretudo de pinhal, azinha e algum eucaliptal. 
Lá ao longe vislumbra-se já a Serra da Malcata
À passagem por Penamacor visite o que resta do castelo, para depois prosseguir na direcção da Meimosa. 
Envoltos numa verdura que surpreende a cada curva, algumas centenas de metros depois viramos à direita para Meimão. 
É esse o caminho para chegar ao fim desta incursão beirã: a Barragem da Meimosa
A enorme mancha verde que a envolve, com mais de 16 mil hectares, do lado direito de quem está no paredão virado de frente para a albufeira, é a Reserva Natural da Malcata, o santuário de lince. 
Um dia destes vamos tentar seguir-lhe o rasto.

Mapa do passeio


In Guia da Semana - Expresso | imagens retiradas da internet

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Boticas - Região do Barroso

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Região do Oeste: "A Oeste tudo de novo"

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal