Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Visto do Parque Corgo: a Ponte Metálica, aspeto de Vila Real e o Marão coberto de neve


Jardim da Carreira

Este Jardim surgiu da necessidade de criar um espaço público de lazer, no século XVIII, e originalmente foi arborizado com espécies de árvores provenientes do Gerês.

Este espaço é um dos mais emblemáticos de Vila Real, e dos que têm uma maior tradição e história junto dos vila-realenses.


Parque Corgo

O Parque Corgo situa-se nas margens do rio que lhe dá nome, e tem uma área de cerca de 33 hectares.

Está ligado ao Parque Florestal, um verdadeiro pulmão da cidade, e incorpora vários equipamentos: campos polidesportivos, itinerários pedestres, parque de merendas de Codessais (equipado com grelhadores e mesas), piscinas municipais abertas, parque infantil, cafés e casas de chá.

É ainda possível ver antigos moinhos, alguns deles recuperados.

Na área correspondente ao Parque Florestal está instalado um circuito de manutenção, que convida à prática de hábitos de vida saudáveis.

Ao longo do rio Corgo, entre o Parque Florestal e a Timpeira, existe um passadiço, que permite aos interessados caminharem e apreciarem a natureza.

Parque Florestal

Nasceu nos anos 60 e tem cerca de 38 mil metros quadrados.

É um excelente local para visitar com a família e amigos. 

Há espaços para correr, brincar, fazer piqueniques, refrescar-se à sombra das belas árvores e estar à beira rio.

Parque Natural do Alvão

Situado na cadeia montanhosa definida pelas Serras do Alvão e do Marão, o Parque Natural do Alvão abrange parte dos concelhos de Vila Real e Mondim de Basto.

Tem uma área de 7.220 hectares e, como aspetos de maior interesse, apresenta as casas cobertas de colmo, a área das barragens do Alvão, a paisagem granítica do lugar de Arnal, os panoramas proporcionados pela estrada entre Agarez e Arnal e o moinho com queda de água de Galegos da Serra.

Por perto, encontra-se, ainda, a maior queda de água da Península Ibérica, a das Fisgas de Ermelo, já no concelho de Mondim de Basto.

Vegetação e flora

As condições de clima e altitude em simultâneo, são responsáveis pela diversidade e diferenciação da cobertura vegetal.

Até ao momento estão inventariadas e referenciadas cerca de 486 espécies de plantas, sendo 25 delas endemismos ibéricos, 6 endemismos lusitânicos e 23 possuem estatuto de conservação.

Fauna

A intervenção do homem no Parque Natural do Alvão tem determinado a manutenção e o equilíbrio entre as diferentes formas de vida da fauna selvagem.

Esta atitude tem contribuído para a diversidade biológica ao serem criadas novas unidades ecológicas biótopos, campos agrícolas, lameiros, sebes, etc., que se associam aos biótopos naturais.

É na área do Parque Natural do Alvão que encontra apascento uma raça autóctone, que origina uma das mais suculentas e saborosas carnes portuguesas: a Maronesa DOP.
Contato: 259302830
www.icnf.pt
pnal@icnf.pt
Largo dos Freitas, 5000-268 Vila Real

Jardim Botânico da UTAD

O Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, constitui uma das coleções vivas mais importantes de Portugal.

Atualmente regista cerca de 1000 espécies, fazendo parte de um variado conjunto arquitetónico-paisagista no interior do campus universitário (Quinta de PradosQuinta de Nossa Senhora de Lurdes).

A idealização deste jardim, projetado pelo Professor Luís Torres de Castro, sustenta-se na ideia da integração do visitante com o ambiente, ao longo de aproximadamente 80 ha de superfície ocupados.
Contato: 259350400
www.jb.utad.pt
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro / 5000-801 Vila Real


Serra do Marão

É a sétima maior elevação de Portugal Continental.

Situa-se na região de transição do Douro Litoral para Trás-os-Montes e Alto Douro.

No ponto mais alto encontra-se o vértice geodésico do Marão e o Observatório Astronómico do Marão.

Ao longo da serra encontram-se diversas instalações abandonadas da exploração de minas de volfrâmio que tiveram o seu auge nos tempos da Segunda Guerra Mundial.

A serra do Marão é atravessada pelo Túnel do Marão, o maior túnel rodoviário da Península Ibérica.

Centro de Ciência

Localizado na margem direita do rio Corgo e no coração do Parque com o mesmo nome deste rio que atravessa a cidade de Vila Real, o Centro de Ciência de Vila Real tem como missão de despertar e fomentar o interesse pelas ciências e tecnologias na comunidade em geral, sobretudo nos mais jovens.

O Centro de Ciência é uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Real e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O Centro de Ciência de Vila Real alberga um espaço expositivo único na região, que é uma janela aberta para a riqueza do património natural de Trás-os-Montes e Alto Douro, que procura imergir o visitante num ambiente multissensorial que o transporta no espaço e no tempo.

Para isso o Centro disponibiliza uma sala multiusos, laboratórios, uma exposição permanente e uma área de estufas, que vai enriquecer o conhecimento dos visitantes com atividades e experiências.

Contato: 259 308 100
centro.ciencia@cm-vilareal.pt
Rua Diogo Dias Ferreira, s/n - Parque Corgo
5000-559 VILA REAL


Fonte: Folheto promocional editado pela CMVR (texto editado e adaptado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

As Amendoeiras em flor | Um passeio no Douro

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Bragança: uma viagem inesquecível no coração de Trás-os-Montes

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Nordeste Transmontano “Capa de Honras" Mirandesa | Descobrir Portugal

Cinco ou mais razões para visitar Coimbra

Faça uma visita a Belmonte, na Beira Baixa

Boticas - Região do Barroso