Castro de Carvalhelhos – Beça – Boticas


Castro de Carvalhelhos

O Castro de Carvalhelhos, situado na freguesia de Beça, do concelho de Boticas, no cimo de um cabeço sobranceiro à estância termal [informações abaixo], é uma das mais conhecidas estações castrejas do Noroeste Peninsular, como resultado das sucessivas escavações arqueológicas aí realizadas desde 1951 pelo Doutor J.J.R. dos Santos Júnior, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A zona escavada mostra um sistema defensivo bastante complexo, formado por três linhas de defesa, a saber, muralhas, fossos e pedras fincadas, e uma área habitacional.




As muralhas têm cerca de 4 metros de altura e entre 2 e 3,5 metros de largura, contando com uma série singular de rampas de acesso que compunham o esquema estratégico.

Um conjunto de grandes fossos, com profundidade entre 3 a 4 metros, forma a segunda linha de defesa e é outra das particularidades deste castro.


A terceira linha defensiva é composta por um emaranhado de pedras fincadas, de alturas variáveis, constituindo, pela sua frequência, um dos principais casos a assinalar no Norte de Portugal, com características que o aproximam da arquitetura militar da Meseta, também conhecidas noutros castros transmontanos.


Até ao momento, foram apenas descobertas 11 unidades de habitação, de planta circular e retangular, que se localizam na sua maioria no interior da primeira muralha, manifestando tratar-se de um povoado de dimensões reduzidas, com funções certamente especializadas, na rede do povoamento regional, no âmbito da mineração e da metalurgia.

De destacar, em especial, a presença de escórias que testemunham a importância da atividade metalúrgica neste povoado castrejo, de que se analisou a extração do estanho do minério de cassiterite, usando como fundente a hematite ou a limonite, atingindo temperaturas superiores a 1300 graus.

Do restante espólio recolhido constam, designadamente, fragmentos de cerâmica micácea, tipicamente castreja, uma fíbula e duas fivelas de bronze, alguns instrumentos de ferro e contas de vidro e sete moedas romanas de bronze e de prata, indicando que a cronologia geral da ocupação deste povoado se enquadra essencialmente no séc. I a. C. até aos finais do séc. I d.C. (1)


Caldas Santas de Carvalhelhos

Situadas a 800m de altitude, no sopé de um castro pré-romano e envoltas pelo frondoso parque das serras do Barroso, as termas de Carvalhelhos (ditas santas devido ao seu puder curativo) providenciam um descanso revitalizador.

As águas de mineralização mediana são indicadas para repor o equilíbrio natural do organismo e são particularmente aconselhadas para doenças de pele e patologias dermatológicas, afeções do aparelho digestivo e do aparelho circulatório.

Indicações terapêuticas e respetivas patologias: doenças de pele e patologias dermatológicas, afeções do aparelho digestivo e do aparelho circulatório.

Morada e contatos:

Rua das Caldas Santas, 9 | Carvalhelhos - Boticas

Telf.: +351 276 410 300 | E-mail: geral@carvalhelhos.pt

(1) in folheto promocional

Sugestões: 

Mensagens populares deste blogue

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

«Reinos maravilhosos» em Portugal

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

As escarpas do Corgo: um tesouro natural em Vila Real

Vila Real – Roteiro turístico – Monumentos na cidade

Casa de Quintela – Quintela de Azurara - Mangualde

Sugestões para o convencer a fazer uma visita à cidade de Amarante