Aveiro - da Arte Nova e de outras artes


Aveiro - da Arte Nova e de outras artes

Entrar em Aveiro é, hoje em dia, uma tarefa facilitada pelo IP5/A25, o que traz também a vantagem de depositar o visitante diretamente no coração da cidade das salinas e dos canais (*).

Ao passar-se pela margem sul do Canal Central é inevitável reparar do outro lado, na Rua João Mendonça, num breve friso de belas frontanas em estilo arte nova. 

Avançando em direção ao Rossio, pela Rua Barbosa de Magalhães, nota-se o triste estado de conservação [ao tempo de elaboração do texto] daquela que é talvez a mais emblemática edificação em arte nova de Aveiro: a casa Major Pessoa, trabalhada ao pormenor pelos arquitetos Silva Rocha e Korrodi, encimada pela águia que simboliza a cidade. 

Tem a particularidade de não ser apenas uma fachada — como acontece com a maioria dos edifícios congéneres da cidade -, o que se pode observar nas suas traseiras que dão para a Rua Tenente Resende

Aí se nota totalmente o mesmo estilo, ao que se junta um pequeno mirante arrebicado e um painel de belos azulejos - infelizmente em pior estado de conservação que o da própria casa [ao tempo de elaboração do texto]

O edifício, no entanto, foi já adquirido pela edilidade, que vai restaurá-lo e dar-lhe o destino condigno.

O percurso de arte nova aveirense está sucintamente apresentado num folheto do Posto de Turismo local, instalado exatamente numa das três primeiras casas atrás descritas.

Mas Aveiro é um festival de arquitetura de várias épocas. 

Há a manuelina
- Capela do Senhor das Barrocas, 
- a «salada» de estilos patente na Igreja de S. Domingos (Sé Catedral) - gótico, renascentista, barroco e maneirista -, 
- o Convento de Jesus (séc. XV) que é hoje o Museu de Aveiro e onde se podem admirar o túmulo da Princesa Santa Joana e o Tríptico de S. Simão, entre muitas obras da arte sacra, 
- a Casa de Santa Zita 
- e a fabulosa estação da CP, com os seus painéis de azulejos.

Aliás, Aveiro é também um hino à azulejaria, com aplicações em alguns casos exemplares, como o são os painéis representativos das quatro estações do ano na frontaria de uma velha casa da Rua Manuel Firmino.
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Imagens do atual Rossio de Aveiro, depois das obras de remodelação, recentemente inauguradas.

A estátua de João Afonso de Aveiro, piloto português natural de Aveiro, que acompanhou como piloto Diogo Cão, na viagem que fez à costa de África em 1484, por ordem de D. João II.

Também os alicerces e a maquete do que terá sido a capela de São João do Rossio. Esta capela existiu durante 303 anos e esteve em pé entre 1607 e 1911.


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Há ainda 
- o Centro Cultural instalado na antiga Fábrica de Cerâmica Campos (1915), 
- o Mercado do Peixe com arquitetura do ferro, 
- e a Capela de São Gonçalinho situada no largo do mesmo nome. 

Capela de São Gonçalinho - Aveiro

Destaque ainda, pela positiva, para 
- o neoclássico Governo Civil
- a Capela de S. Bartolomeu (séc. XVI) de planta circular, 
- o gótico-manuelino cruzeiro da Sé Catedral
- a Fonte das Cinco Bicas
- o cruzeiro da Senhora da Alegria (séc. XVII) com cobertura assente em quatro colunas jónicas 
- e o oitocentista Parque da Cidade com os seus arvoredos, recantos, coreto e esculturas.
(…) Mas há ainda, no lado bom, os inesquecíveis ovos moles... (1)
Este percurso tem cerca de 8 a 10 km, deve ser feito a pé, e tem como objetivo o reconhecimento do património arquitetónico em Aveiro.
Barcos Moliceiros no canal principal da Ria de Aveiro

(*) Não podemos esquecer-nos que Aveiro é conhecida por ser a Veneza Portuguesa, devido aos inúmeros canais da Ria de Aveiro – região lagunar do Rio Vouga - que atravessam a cidade.
Por estes canais podem-se realizar alguns passeios inesquecíveis, nos tradicionais barcos moliceiros (antigamente usados na apanha do moliço - nome dado às plantas aquáticas colhidas para serem usadas na adubação das terras para a agricultura – mas que hoje são quase exclusivamente utilizados para fins turísticos)
(1) Texto adaptado e retirado de Guia da Semana - Expresso, nº12 (Norte)

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