Aveiro: uma sinfonia de razões para visitar

Um aspeto interessante e Aveiro e da sua Ria (1)


Aveiro, a "Veneza Portuguesa", convida-o a uma experiência única, onde a ria e a cidade se entrelaçam num bailado de cores e sabores.

Descubra alguns dos motivos pelos quais Aveiro e o seu concelho merecem a sua visita:

Ria de Aveiro

Embarque num cruzeiro pelos canais da ria num moliceiro tradicional, apreciando a fauna e flora únicas deste ecossistema. Explore as salinas, observe as aves migratórias e deixe-se encantar pela beleza serena da ria.

*****


Imagens do atual Rossio de Aveiro, depois das obras de remodelação, recentemente inauguradas.

A estátua de João Afonso de Aveiro, piloto português natural de Aveiro, que acompanhou como piloto Diogo Cão, na viagem que fez à costa de África em 1484, por ordem de D. João II.

Também os alicerces e a maquete do que terá sido a capela de São João do Rossio. Esta capela existiu durante 303 anos e esteve em pé entre 1607 e 1911.

*****

Arquitetura

A Arte Nova floresce em Aveiro, com edifícios como a Casa Major Pessoa, o Museu de Aveiro / Santa Joana e a Estação de Caminhos-de-ferro a ostentarem fachadas ornamentadas e azulejos vibrantes.

Explore a cidade e admire a sua riqueza arquitetónica.

2

Gastronomia

Saboreie os tradicionais ovos-moles, um doce conventual com uma textura suave e sabor inigualável. Experimente as deliciosas receitas à base de peixe e marisco fresco da ria, e prove a afamada "caldeirada de enguias".

Praias

 A Costa Nova do Prado, também conhecida por Costa Nova, com as suas casas coloridas e a sua extensa praia de areia dourada, é perfeita para relaxar e apanhar sol. Explore as dunas, pratique desportos náuticos e desfrute da beleza natural da região.

3

Aveiro - Costa Nova - Os palheiros antigamente

Museus

O Museu de Aveiro / Santa Joana, instalado no antigo Convento de Jesus, alberga uma vasta coleção de arte sacra e pintura portuguesa.

Visite também o Museu Arte Nova e o Ecomuseu Marinha da Troncalhada para conhecer a cultura e o património da região.

Natureza

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto oferece percursos pedestres e ciclistas entre dunas, pinhais e salinas. Observe a fauna e flora únicas deste habitat protegido e desfrute da tranquilidade da natureza.

Diversão

Aveiro oferece uma variedade de atividades para todos os gostos. Passeie pelos canais de barco, experimente stand-up paddle ou canoagem, visite os mercados tradicionais e participe nos eventos culturais da cidade.

Hospitalidade

As gentes de Aveiro são conhecidas pela sua simpatia e hospitalidade. Sinta-se acolhido e receba dicas valiosas para aproveitar ao máximo a sua visita.

Proximidade

Aveiro está localizada a apenas 2 horas do Porto e de Lisboa, tornando-a um destino ideal para uma escapadela de fim-de-semana.

Inesperado

Aveiro é uma cidade que surpreende a cada esquina. Descubra os seus recantos escondidos, as suas histórias e lendas, e deixe-se levar pela magia da "Veneza Portuguesa".

Venha a Aveiro e desfrute de uma experiência sensorial única!

Imagens publicadas ao abrigo da licença Wikimedia Commons. Créditos: 123

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto