Diversas são as razões para uma visita a Lamego!

Fonte

Existem várias razões, e de peso, pelas quais devemos visitar a cidade e o concelho de Lamego:

História e património cultural

Localizada no norte de Portugal, Lamego é uma cidade rica em história e património cultural. Com raízes que remontam ao tempo dos romanos, a cidade tem uma história fascinante que pode ser vista em seus monumentos e edifícios históricos.

Uma das mais impressionantes construções de Lamego é a Sé Catedral, uma igreja medieval construída no século XII. 

Com uma arquitetura imponente e belos detalhes, a Sé Catedral é um exemplo de estilo românico e gótico. O seu interior abriga obras de arte religiosa, como pinturas e esculturas, além de um órgão de tubos do século XVIII.

Sé de Lamego

Sé de Lamego

Outro monumento notável em Lamego é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Localizado no topo de uma colina, o santuário é um importante local de peregrinação e oferece uma vista panorâmica da cidade.

O complexo inclui uma igreja barroca, capelas, escadarias decoradas e jardins bem cuidados. Durante a famosa Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, a cidade ganha vida com procissões, música e dança.

Além dos monumentos religiosos, Lamego também possui um centro histórico encantador, com ruas de paralelepípedos, casas antigas e praças pitorescas.

O centro histórico é dominado pela Torre de Menagem, um vestígio de um antigo castelo medieval. A partir da torre, é possível admirar as paisagens circundantes e o rio Douro.

Lamego também é conhecida por sua produção de vinho, especialmente o famoso Vinho do Porto.

O concelho abriga diversas quintas vinícolas, onde os visitantes podem conhecer o processo de produção do vinho, degustar diferentes variedades e aprender sobre a cultura vinícola da região.

Lamego é, assim, uma cidade com uma rica história e um património cultural invejável. Com seus monumentos impressionantes, centro histórico encantador e tradições vinícolas, é um destino imperdível para os amantes da história, da cultura e do vinho.

Vinhos do Douro

Lamego, localizada em plena Região Demarcada do Douro, é uma cidade conhecida não apenas por sua riqueza histórica e cultural, mas também por sua produção de vinhos de alta qualidade.

Com uma tradição que remonta há séculos, os vinhos de Lamego [Vinhos do Douro]  têm conquistado reconhecimento internacional e agradado aos paladares mais exigentes.




A cidade é rodeada por vinhedos e quintas que produzem alguns dos melhores vinhos do país. Os visitantes podem fazer passeios pelas vinícolas locais, degustar vinhos e aprender mais sobre a tradição vitivinícola da região.

A região de Lamego é caracterizada por ter um clima favorável para o cultivo de uvas, especialmente da casta Touriga Nacional, que é uma das mais importantes para a produção dos vinhos tintos da região.

Os solos xistosos e a exposição solar adequada proporcionam características únicas aos vinhos, conferindo-lhes uma personalidade marcante e distintiva.

Os vinhos de Lamego são conhecidos por sua complexidade aromática, com notas de frutas vermelhas e negras maduras, especiarias e toques florais.

Na boca, apresentam-se equilibrados, com taninos macios e uma acidez agradável. Seus sabores são intensos e persistentes, revelando a qualidade e o cuidado dos produtores locais.

Entre os vinhos mais conhecidos da região de Lamego, destacam-se os tintos e os vinhos licorosos.

Os tintos costumam ser encorpados, cheios de sabor e com potencial de envelhecimento. Já os vinhos licorosos, como o famoso vinho do Porto, são conhecidos por sua doçura equilibrada e pela complexidade de suas notas.

Além disso, Lamego também é lar de várias quintas e vinícolas, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de produção dos vinhos, desde a colheita das uvas até o engarrafamento. 

Essas quintas também oferecem degustações, permitindo que os visitantes apreciem os diferentes sabores dos vinhos locais.

Em resumo, os vinhos de Lamego são verdadeiras joias do Douro, oferecendo aos apreciadores uma experiência única.

Com as suas características singulares, esses vinhos refletem a tradição e a paixão dos produtores locais em criar produtos de alta qualidade. Se você é um amante de vinhos, não deixe de experimentar e explorar essa região encantadora.

Vindima na região do Douro


Paisagens deslumbrantes

Lamego é conhecida por suas deslumbrantes paisagens que cativam visitantes de todo o mundo. Situada entre montanhas e vales verdejantes, a região de Lamego é um verdadeiro paraíso natural.

Uma das paisagens mais icónicas da região é o majestoso Rio Douro, que serpenteia através dos vinhedos e das colinas, criando uma paisagem verdadeiramente deslumbrante. É possível percorrer as margens do rio e apreciar as vistas incríveis das suas águas tranquilas, enquanto as montanhas circundantes criam um cenário de tirar o fôlego.

Além do rio, é impossível falar sobre as paisagens em Lamego sem mencionar as famosas vinhas do Vale do Douro (Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade). Este é o lar de algumas das mais antigas e prestigiadas vinícolas do mundo, onde se produzem os renomados vinhos do Porto.

As encostas enfeitadas com uma infinidade de vinhedos em terraços, encontram-se a perder de vista, criando uma paisagem única e deslumbrante.

Paisagem na região do Alto Douro Vinhateiro

A região de Lamego é também agraciada com uma série de montanhas e colinas que oferecem vistas panorâmicas inesquecíveis.

Uma das formações montanhosas mais conhecidas é a Serra das Meadas, um local perfeito para os amantes da natureza e caminhantes. Subir ao topo dessa montanha proporciona uma visão de 360 graus das redondezas, oferecendo uma verdadeira experiência de contemplação da natureza.

Outro ponto notável na região é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, situado no topo de uma colina. Este santuário é um dos principais marcos de Lamego e oferece uma vista panorâmica incrível da região circundante. 

Para chegar ao topo, os visitantes podem subir uma escadaria de 686 degraus, decorada com azulejos coloridos e belos jardins, proporcionando um verdadeiro deleite para os sentidos.


Santuário de Nossa Senhora dos Remédios - Lamego

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Em resumo, as paisagens na região de Lamego são simplesmente deslumbrantes. Com seus rios pitorescos, vinhedos em terraços, montanhas majestosas e vistas panorâmicas, esta região é um verdadeiro deleite para os amantes da natureza e aqueles que buscam se conectar com a beleza natural.

Visitar Lamego é uma oportunidade de apreciar momentos de contemplação e encantamento diante de paisagens que ficarão gravadas na memória.

Gastronomia local

A cidade de Lamego é conhecida pela sua rica gastronomia tradicional, como o presunto de Lamego e a bôla de Lamego, com diversos tipos de recheio, ao gosto dos gastrónomos mais exigentes. Os visitantes podem desfrutar da culinária local nos vários restaurantes e tascas da cidade.


Bôla de Lamego

A gastronomia de Lamego é caracterizada por pratos simples, mas cheios de sabor, utilizando ingredientes frescos e locais.

Além disso, a região de Lamego é conhecida pela qualidade dos seus vinhos. 

O Vinho do Porto é um dos grandes destaques, sendo produzido nas vinícolas locais e exportado para todo o mundo. Um passeio pelas vinícolas da região é uma experiência imperdível para os amantes do vinho.

Para os amantes de doces, Lamego também oferece uma variedade de sobremesas tradicionais irresistíveis.

Além dos pratos e doces tradicionais, Lamego também é conhecida pelo seu mercado municipal, onde é possível encontrar uma variedade de produtos frescos e locais, como frutas, legumes, queijos, enchidos e muito mais. 

É o lugar perfeito para explorar os sabores autênticos da região.

A gastronomia tradicional de Lamego oferece, pois, uma verdadeira viagem de sabores, com pratos cheios de tradição e autenticidade. É uma experiência que não pode ser perdida ao visitar esta encantadora cidade no coração de Portugal.

Festas e tradições

Lamego também é conhecida pelas suas festas e tradições icónicas que atraem turistas de todo o país e do mundo. As festividades em Lamego são animadas, cheias de cor e tradição, preservando as raízes culturais e históricas da região.

Uma das festas mais importantes da cidade é a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, que acontece anualmente no mês de setembro e atrai milhares de visitantes de todo o país e mesmo do estrangeiro.

 Essa celebração religiosa é caracterizada por uma longa procissão, onde a imagem de Nossa Senhora dos Remédios é transportada pelas ruas da cidade, num tradicional carro de bois, acompanhada por inúmeros fiéis.


Durante a festa, a cidade enche-se de música, dança, gastronomia típica e uma atmosfera de devoção religiosa, sem esquecer as procissões, missas, feiras e espetáculos de fogo de artifício.



Outra festa tradicional em Lamego é a Feira de Santa Cruzconhecida popularmente por “3 de Maio.

Durante essa feira, o centro histórico é transformado em um grande mercado ao ar livre, onde se pode encontrar uma grande variedade de produtos regionais, desde artesanato até produtos agrícolas.

Nos arredores, é de destacar a celebração do Carnaval em Lazarim!

As festas e tradições de Lamego são um reflexo da cultura e história desta cidade encantadora. 

Seja nas celebrações religiosas, nas feiras tradicionais ou nos eventos desportivos, Lamego oferece uma experiência única, onde é possível desfrutar de momentos de devoção, diversão e integração com a comunidade local.

Em suma, a cidade e o concelho de Lamego oferecem uma combinação única de história, cultura, paisagens e tradições, tornando-a um destino diversificado e emocionante para os visitantes.


Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto