Cinco razões de "peso" para visitar Vila Real, em Trás-os-Montes


Há inúmeras e variadas razões para visitar Vila Real, em Trás-os-Montes

Apresentamos aqui algumas delas:

Património histórico

Vila Real possui um património histórico riquíssimo, com destaque para o Palácio de Mateus, uma construção barroca do século XVIII, conhecida mundialmente pelo seu arquiteto, Nicolau Nasoni, e pela beleza dos seus jardins, nos arredores da cidade. 

Mas a cidade também abriga diversos monumentos históricos, civis e religiosos, entre as quais a igreja de São Domingos (atual Catedral de Vila Real), um imponente edifício religioso com uma arquitetura deslumbrante, o Palácio dos Marqueses de Vila Real, a casa onde, diz a tradição, nasceu o navegador Diogo Cão (de feição medieval), etc.

Nos arredores, podemos visitar o Santuário de Panóias, a Torre de Quintela, a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe e a igreja de Constantim, que contém um sacrário rotativo.

Paisagens deslumbrantes

A região de Trás-os-Montes é conhecida pelas suas belezas naturais e Vila Real não é exceção. A cidade está rodeada de montanhas, Marão e Alvão, e a paisagem é dominada pelo rio Corgo, que banha a cidade, conjuntamente com o rio Cabril.

Além disso, a proximidade com o Parque Natural do Alvão proporciona a oportunidade de explorar trilhas e desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes.

Nos arredores de Vila Real pode realizar diversos percursos pedestres, de âmbitos diversificados: etnográfico, histórico-cultural, sobre a flora, geológico ou sobre a fauna.

Gastronomia

Uma visita a Vila Real é uma oportunidade para desfrutar duma gastronomia típica, tal como acontece por toda a região de Trás-os-Montes

Delicie-se com o fumeiro e enchidos tradicionais, a vitela assada e as tripas aos molhos são verdadeiras iguarias. Sem esquecer os covilhetes, as cristas de galo, as ganchas, os pitos de Santa Luzia, os cavacórios de São Lázaro, e muito mais.

Além disso, a região também é conhecida pela produção de vinhos de qualidade, como o famoso Vinho do Porto.

Cultura e tradições

Vila Real é uma cidade com uma rica cultura e tradições. 

Ao visitá-la, é possível assistir a eventos culturais, como festas populares, concertos e exposições. 

Além disso, vale a pena explorar as aldeias típicas da região, onde é possível observar as tradições locais e conhecer o modo de vida das comunidades rurais.

Não nos podemos esquecer do famoso barro negro de Bisalhães e dos linhos de Agarez, etc.

Localização estratégica

Vila Real está situada numa região de Portugal com fácil acesso a outras cidades e atrações turísticas. 

A partir daqui, é possível visitar o Alto Douro Vinhateiro, integrado na Região Demarcada do Douro, e classificado como Património Mundial pela UNESCO, bem como outras cidades históricas, como Lamego, Chaves e Bragança.

Em resumo, uma visita a Vila Real, em Trás-os-Montes, a qualquer momento, oferece uma combinação única de património histórico, paisagens deslumbrantes, gastronomia tradicional e cultura local, proporcionando uma experiência enriquecedora aos seus visitantes.

Imagem

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

«Reinos maravilhosos» em Portugal

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

As escarpas do Corgo: um tesouro natural em Vila Real

Vila Real – Roteiro turístico – Monumentos na cidade

Casa de Quintela – Quintela de Azurara - Mangualde

Sugestões para o convencer a fazer uma visita à cidade de Amarante