Parque Natural do Alvão, um local a visitar várias vezes!

Parque Natural do Alvão

Parque Natural situado na zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, cobrindo uma superfície de 7.239 há em territórios pertencentes aos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real.

Porque foi classificado?

O sítio conhecido por Fisgas do Ermelo, situado na Serra do Alvão, concelho de Mondim de Basto, é sobejamente conhecido na região pelos seus valores naturais únicos raros.

Trata-se de uma região com formações xistosas de silúrico de grande interesse paisagístico e geológico, cujo fulcro é a queda de água do rio Olo, em Fisgas do Ermelo.”

Assim reza o início do preâmbulo do Dec.- Lei nº 237/83, de 8 de junho que criou o Parque Natural do Alvão que também alude à abundância e diversidade da avifauna, cita diversos mamíferos e répteis presentes, fala da riqueza e variedade da flora e vegetação e refere o valor da arquitetura e artesanato locais, outras tantas razões que levaram à classificação da Serra do Alvão como Área Protegida com a categoria de Parque Natural.


Pioledo

A legislação

Parque Natural criado através do Dec.- Lei nº 237/83, de 8 de junho, e cuja Comissão Instaladora foi alargada pelo Dec.- Lei n.°390/83, de 18 de outubro.

Na ordem internacional, esta Área Protegida constitui um sítio inserido, através da Resolução do Conselho de Ministros n.°142/97, de 28 de agosto, na Lista Nacional de Sítios - Diretiva do Conselho relativa à Conservação dos habitats naturais e da fauna e flora selvagens (92/43/CEE), vulgo Diretiva Habitats, acolhida na legislação nacional através do Dec.- Lei n.°226/97 de 27 de agosto.

Lamas de Olo

A "Diretiva Habitats"

A Serra do Alvão, onde se situa o Parque Natural, juntamente com a do Marão, formam o sítio Marão/Alvāo que engloba uma grande diversidade de situações geomorfológicas com reflexos evidentes em termos de habitats naturais, alguns deles prioritários, caso das turfeiras altas ativas, dos prados de Nardus stricta e comunidades atins e matagais de loureiro Laurus nobilis.


Orvalhinha

A nível da flora, surge um elenco importante de plantas com destaque para Narcissus asturiensis, Murbeckiela sousae, Veronica micranttra entre outras.

O Alvão é também uma região montanhosa de importância para diversas espécies de animais, nomeadamente a toupeira-de-água Galemys pyrenaicus, o morcego-de-bigodes Myolis mystariuns, a salamandra lusitânica Chioglossa lusitanica ou o lagarto-de-água Lacerta schreiberi.

Trata-se também de uma área prioritária para a conservação do lobo ibérico Canis lupus.



Socalcos do Barreiro

Fonte: brochura editada pelo Parque Natural do Alvão (2001)

Sugestões:

 

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto

Celorico de Basto é um destino imperdível para visitar e ficar encantado!