Algumas razões para uma visita, mais ou menos prolongada, à cidade da Régua e arredores

Algumas razões para uma visita, mais ou menos prolongada, à cidade da Régua e arredores


A cidade do Peso da Régua, localizada no coração do Alto Douro Vinhateiro, declarado património mundial da humanidade pela UNESCO, oferece várias razões para ser visitada.

Apresentamos aqui algumas delas:

Paisagens deslumbrantes

A Régua está situada na margem direita do Rio Douro, e oferece vistas panorâmicas de vinhedos em socalcos, montanhas cobertas de vegetação e do próprio rio, tornando-se um destino ideal para os amantes da natureza.

Não pode perder uma visita ao miradouro de São Leonardo de Galafura, um dos locais prediletos do escritor Miguel Torga.

Vinho do Porto

A região da Régua é famosa pela produção de vinho do Porto e dos vinhos do Douro (maduros), e os visitantes podem fazer visitas às explorações vinícolas locais (as famosas e ancestrais “quintas do Douro”), fazer degustações e aprender tudo sobre o processo de produção do vinho.

Cruzeiros no Rio Douro

É possível fazer cruzeiros no Rio Douro a partir da Régua, percorrendo as suas águas tranquilas e apreciando as belas paisagens da região, inclusive passando por vinhedos e quintas vinícolas.

Alguns podem ser feitos nos tradicionais barcos rabelos.

Passeios de comboio

A Régua é também um importante ponto de partida para passeios de comboio ao longo do vale do Douro. 

Os visitantes podem embarcar no famoso "Comboio Histórico do Douro" e desfrutar de uma viagem cénica ao longo da linha ferroviária, admirando as paisagens deslumbrantes.


Comboio Histórico do Douro

Gastronomia

A cidade da Régua oferece uma variedade de restaurantes e bares onde os visitantes podem desfrutar da deliciosa cozinha local, incluindo pratos tradicionais da região do Douro, de que destacamos 

- o Cabrito assado com batatas assadas e arroz de forno

- o Arroz de Cabidela

- a Bola de Carne,

- as enguias e o peixe do rio Douro, fritos,

- os "rebuçados da Régua", 

- e o doce regional conhecido por “rabelos”, uma homenagem aos tradicionais barcos que, antigamente, faziam o transporte comercial entre a Régua e a cidade do Porto.

Património cultural

A Régua possui uma interessante variedade de património arquitetónico, incluindo a igreja da Misericórdia, a igreja matriz do Peso da Régua e a Estação Ferroviária da Régua, que foi projetada pelo famoso arquiteto Marques da Silva.

Atividades ao ar livre

Além de admirar as paisagens, os visitantes podem praticar atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta e passeios de barco, aproveitando o clima ameno da região.

E, porque não, participar numa vindima? Para aguçar o apetite, sugerimos a leitura do texto "Vindimas na região do Alto Douro (1922)".


Festivais e eventos

A Régua é conhecida por sediar vários festivais e eventos ao longo do ano, sendo o mais famoso o Festival do Vinho do Porto, onde os visitantes podem experimentar uma variedade de vinhos e participar de celebrações festivas.

Estas são apenas algumas das razões para visitar a cidade da Régua.

A combinação de paisagens deslumbrantes, vinhos de qualidade, património cultural e atividades ao ar livre fazem dela um destino turístico único e encantador.



Um pouco de história e outras informações

O nome de Peso da Régua provém-lhe, como conta a sua história, da junção de dois lugares, que são o Peso (na parte alta) e a Régua (junto ao rio Douro).

A data precisa da sua fundação perdeu-se nas brumas do tempo.

Santana Dionísio diz-nos que "o topónimo da Régua proviria da designação de «Regula», que os funcionários romanos, da era da administração imperial, itálica, teriam dado a esta passagem estratégica do rio Douro.

A ocupação romana da região duriense confirma-se pela descoberta de alguns restos de uma típica «vila» existente na encosta próxima de Covelinhas

A formação (ou renascimento medievo) da povoação é extremamente obscura. Apenas se sabe que, no século XII, o Bispo do Porto, D. Hugo, recebeu do Conde D. Henrique a doação da jurisdição sobre esta terra duriense.”

O Rei D. Manuel I deu foral à Régua, em Lisboa, no dia 26 de dezembro de 1513.

Em 1836 foi elevada à categoria de concelho e a 14 de agosto de 1985 foi elevada à categoria de cidade.

Comemora o seu feriado municipal no dia 16 de agosto, sendo que a festa em honra da sua padroeira, Nossa Senhora do Socorro, se realiza entre os dias 14 e 16 de agosto.

Imagem de destaque

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto