Com Meca, aqui ao lado

Vindimas na Aldeia Galega

O passeio que lhe sugerimos neste artigo tem como cenário a região do Oeste.
«Há uma luz muito especial, tonalizada pelas águas do Atlântico, que banha as colinas suaves destas paragens, colinas que já foram leito de mar antes de se tornarem nos cemitérios de fósseis, com destaque para os de dinossauros, que abundam hoje por toda a região. 
Uma luz que, mais do que física, parece ter algo de espiritual, sobretudo agora, no Outono, quando o dourado velho nos vinhedos maduros se estende a perder de vista pelo poente adentro, ao encontro de campanários das igrejinhas singelas que pontuam o cenário – dominado pelo maciço da serra de Montejunto, área de paisagem soberba e protegida e que é o ponto mais alto de toda a região Oeste.

Aspeto das caves da Quinta do Carneiro, em Carmanal


Comece por Alenquer, a «vila-presépio» que foi terra de Damião de Góis – essa figura ímpar do Renascimento português (…) –, justamente a «sede» de um dos circuitos da Rota da Vinha e do Vinho do Oeste, o circuito das Quintas de Alenquer

E, como que a demonstrar todo esse ambiente de espiritualidade que a luz encerra e traduz, tome a estrada 365-1, em direcção ao Norte, e vá conhecer, meia dúzia de kms adiante, em Meca, precisamente, a basílica de Santa Quitéria, uma construção do século XVIII com semelhanças notórias às basílicas da Estrela e de Santo António da Sé, em Lisboa, suas contemporâneas. 

Sabia que tinha Meca aqui mesmo ao lado?

A sala de provas da Quinta de Pancas, em Alenquer

(…) Entrando, depois, em Porto da Luz, seguido por estradas secundárias e municipais bordejadas de vinhedos e de canaviais, sempre com um cheiro a mosto a espreitar a cada curva do caminho, descubra, de aldeia em aldeia, um mundo de uma ruralidade contagiante que o vai levar, no final da rota, até [algumas quintas que deve visitar].
Como não lhe devem passar despercebidos tanto os moinhos de vento, numerosos ainda na região, como as igrejas singelas que enriquecem todas as aldeias: 
- Nossa Senhora da Piedade, na Mercena
- Nossa Senhora dos Prazeres, na Aldeia Galega
- a de Santa Maria Madalena, em Aldeia Gavinha
- ou a de São Sebastião, na Espiçandeira
É claro que Alenquer tem, ela própria, templos, monumentos e motivos de interesse que justificam uma atenção especial. 
A igreja de S. Francisco, por exemplo, e o seu claustro, construção do século XIII que pertenceu ao primeiro convento franciscano de Portugal.»

Mapa do passeio




In Guia Essencial - Expresso

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

As Amendoeiras em flor | Um passeio no Douro

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Bragança: uma viagem inesquecível no coração de Trás-os-Montes

Nordeste Transmontano “Capa de Honras" Mirandesa | Descobrir Portugal

Cinco ou mais razões para visitar Coimbra

Camilo Castelo Branco em Ribeira de Pena

Faça uma visita a Belmonte, na Beira Baixa

Valpaços – Terras de cerejas, castanhas e não só…