Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto


A Festa dos Círios de Dornes é, sem dúvida, uma das mais características romarias da antiga Região de Turismo dos Templários.

Partindo da Igreja de Ferreira do Zêzere em direção a Paio Mendes, inicia-se a descida para a pequena aldeia de Dornes que, desde a Idade Média, é um local de peregrinação e culto a Nossa Senhora do Pranto.

Esta vocação é anunciada por 14 cruzeiros que, ao longo da serpenteante estrada, nos vão mostrando os passos do Calvário.

Um pouco mais à frente, chega o viajante a Dornes, onde poderá contemplar ruas e monumentos medievais (como a Torre Templária ou a Igreja Matriz, entre outros) ou descer ao rio para uma pausa refrescante.

A título de curiosidade, Alfredo Keil, autor do hino Nacional que ali viveu no século passado, legou toda esta perspetiva festiva em desenhos únicos de uma rara beleza.

Milhares de peregrinos acorrem ao santuário de Nossa Senhora do Pranto, principalmente em círios organizados que efetuam a sua peregrinação desde segunda-feira depois da Páscoa até ao terceiro domingo de setembro, ocorrendo a romaria de maior destaque a 15 de agosto.

Atualmente, continuam a ser muitos os "Círios” que integram esta peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto, sendo alguns deles datados do século XVI.

A fundação da capela de Dornes remonta ao tempo da Rainha Santa Isabel (século XIII), procedendo-se posteriormente a uma reconstrução, por D. Gonçalo de Sousa, Comendador da Comenda Mor da Ordem de Cristo, em 1453.


Para ler: Região de Dão Lafões - Um património de sítios e monumentos


Os seus grandes motivos de destaque vão para

- os painéis de azulejo de padrão policromo, do século XVII, que revestem as paredes do corpo da igreja;

- os azulejos, tipo caixilho azul e branco, do século XVI, que revestem as paredes da capela-mor;

- o retábulo-mor, em talha dourada, do século XVII, que ostenta a imagem, de pedra, da padroeira, Nossa Senhora do Pranto, do século XVI, com a forma iconográfica da Pietá;

- e o órgão de tubos, do século XVIII, restaurado há cerca de 20 anos. (1)


Dornes e a Torre Templária
Dornes, com a Torre Templária ao centro, rodeada pelo rio Zêzere

Sobre Dornes, aldeia Templária!

Dornes é uma pitoresca vila situada numa pequena península à beira rio Zêzere, no coração de Portugal.

Com as suas casas tradicionais e ruas estreitas, Dornes tem um charme irresistível que transporta os visitantes de volta no tempo.

A principal atração de Dornes é a sua imponente torre defensiva do século XII, conhecida como Torre de Dornes. Esta torre, construída pelos cavaleiros Templários (Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão), oferece uma vista deslumbrante sobre a paisagem circundante e é um testemunho da rica história da vila.

Além da Torre de Dornes, os visitantes podem explorar a igreja de Nossa Senhora do Pranto, uma bela construção barroca do século XVI, e passear pelas margens do rio Zêzere, desfrutando da tranquilidade e beleza natural do local.

Dornes é também um ponto de partida ideal para explorar a região circundante, com suas belas paisagens, trilhos para caminhadas e atividades aquáticas no rio Zêzere.

Para os amantes da natureza e da história, Dornes é um destino imperdível em Portugal.

(1) “Descobrir Portugal” (texto editado e ampliado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia