Região de Dão Lafões - Um património de sítios e monumentos

Região de Dão Laföes - Um património de sítios e monumentos

Região de Dão Laföes

O ambiente natural e uma presença humana desde tempos remotos deixaram à região de Dão Lafões um património de sítios, monumentos e territórios que constitui, sem qualquer dúvida, uma das suas maiores riquezas.

Os saberes transmitidos ao longo das gerações, artes e técnicas tradicionalmente ligados ao trabalho da terra, bem como os modos de conviver que consistem nos serões à lareira, no encontro na taberna da aldeia e na ida a feiras ou festas, são referências em termos de património cultural que sublinham o carácter bucólico desta zona.

São Pedro - Grão Vasco

(Museu Grão Vasco - Viseu)

Podem-se ainda encontrar nesta região vários vestígios da passagem de outras gentes, assim como troços de vias e ruínas de edificações romanas que constituem um importante legado de interesse arqueológico.

Capelas e igrejas, alguns solares e casas, ruas e recantos recordam outros tempos de presenças de nobres e visitas reais, de velhos ofícios e de feiras antigas que não deixam esquecer a tradição dos mercadores.

Anta da Cunha Baixa

Lugar da Orca/ Casa da Moura, 3530 Cunha Baixa

“De fácil acesso e com toda a explicação necessária no local, a Anta de Cunha Baixa é um dos pontos de paragem obrigatória para quem gosta de compreender a importância das orcas e das antas na vida dos nossos antepassados. 

Este exemplar apresenta um corredor longo, com oito esteios de cada lado e duas lajes de cobertura. E, apesar da mamoa não ter sobrevivido até aos dias de hoje – assim como algumas das pinturas a vermelho da laje de cabeceira – ainda é possível observar alguns vestígios na laje de cobertura da câmara, poligonal e tendencialmente retangular, formada por nove esteios.

Saiba ainda que o espólio recuperado desta anta – machos de pedra polida, lâminas e fragmentos de cerâmica – se encontra no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa, dada a sua importância para o estudo arqueológico da região.” (fonte)

Fonte: “Descobrir Portugal”

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto