Descobrir Portugal durante as férias da Páscoa

Descobrir Portugal durante as férias da Páscoa

As férias na Páscoa em Portugal são uma excelente oportunidade para aproveitar o clima ameno, as paisagens floridas, a cultura e a gastronomia local.

Quer você tenha alguma relação com a religião cristã ou não, há muitas atividades e eventos para celebrar a data e aproveitar o tempo livre com a família e amigos.

Para quem está planeando uma viagem para este período, aqui vão algumas sugestões de lugares e atividades para aproveitar ao máximo o país.

Participar nas celebrações da Páscoa

A celebração da Páscoa constitui um conjunto das festas mais importantes em Portugal, com procissões e celebrações religiosas por todo o país.

Não perca a oportunidade de assistir a uma das procissões que se fazem um pouco por todo o país, com destaque para Braga, cidade onde as celebrações da Semana Santa atingem o seu ponto alto.

Visitar para conhecer…

- Lisboa

A capital portuguesa oferece uma variedade de opções para a Páscoa, desde museus e monumentos históricos até parques e jardins floridos.

Assista às procissões religiosas, visite os mercados de Páscoa e experimente as deliciosas receitas típicas, nos seus bairros pitorescos.

Não deixe de visitar o bairro de Alfama, o Bairro Alto, o Castelo de São Jorge e a Torre de Belém, para além do Mosteiro dos Jerónimos e a Baixa Pombalina, com destaque para o Rossio e o Chiado.

- Porto

A "Cidade Invicta", a segunda maior cidade de Portugal, e conhecida por dar nome ao Vinho do Porto e pela sua arquitetura de diferentes estilos, também celebra a Páscoa com tradição e fervor.

Passeie pelo centro histórico, dê um salto à Ribeira, assista às procissões, visite as caves do Vinho do Porto e experimente as especialidades gastronómicas da região.

- Braga

A "Cidade dos Arcebispos", também conhecida como a “Roma Portuguesa” é um dos locais mais religiosos de Portugal e celebra a Semana Santa com fervor. Assista às procissões solenes, visite as igrejas barrocas e experimente os tradicionais folguedos.

- Óbidos

Esta vila medieval encantadora é perfeita para um fim de semana relaxante. Passeie pelas ruas estreitas, visite o castelo e experimente a tradicional ginjinha.

- Nazaré

A vila piscatória da Nazaré é famosa pelas suas ondas gigantes. Durante a Páscoa, pode assistir às procissões religiosas, visitar o Sítio da Nazaré e experimentar o peixe fresco. Fique a conhecer o traje tradicional da mulher da Nazaré, com as suas sete saias.

- Fátima

O Santuário de Fátima é um dos locais religiosos mais importantes de Portugal. Durante a Páscoa, milhares de peregrinos visitam o local para assistir às celebrações. Em 1917, Nossa Senhora de Fátima apareceu aos Três Pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. Em Outubro desse ano, verificou-se o "Milagre do Sol".

- Açores

Os Açores oferecem paisagens vulcânicas deslumbrantes, lagoas cristalinas e uma rica cultura gastronómica. Durante a Páscoa, pode fazer caminhadas, observar baleias e experimentar os tradicionais bolos lêvedos.

- Madeira

A Madeira é conhecida pelas suas flores, paisagens montanhosas e clima ameno. Durante a Páscoa, pode fazer caminhadas, visitar os jardins botânicos, caminhar pelas levadas e experimentar o tradicional bolo de mel.

Outras atividades

- Descobrir o Algarve

As praias paradisíacas do Algarve são um convite para relaxar e desfrutar do sol. Explore as falésias douradas de Lagos, as cavernas de Benagil e as praias tranquilas de Tavira.

- Explorar o Alto Douro Vinhateiro

A região vinícola do Douro, o Alto Douro Vinhateiro, é considerada património mundial da UNESCO e oferece paisagens deslumbrantes. Faça um cruzeiro pelo rio Douro, visite as seculares quintas onde se produz os vinhos do Douro e do Porto, e participe em provas desses verdadeiros néctares.

- Passear na Serra da Estrela

A Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal e oferece paisagens montanhosas deslumbrantes. Durante a Páscoa, pode fazer caminhadas, andar de bicicleta ou simplesmente relaxar na natureza.

- Visitar os Jardins Botânicos

Os Jardins Botânicos de Lisboa, Coimbra e Porto oferecem uma grande variedade de plantas e flores de todo o mundo. Durante a Páscoa, pode passear pelos jardins e apreciar a beleza da natureza.

- Experimentar a gastronomia portuguesa

A gastronomia portuguesa é rica e variada. Durante a Páscoa, experimente a gastronomia tradicional da época, como o folar, o borrego e os ovos de Páscoa.

Sugestões

- Reserve a sua acomodação com antecedência, especialmente se você pretende viajar para um local popular.

- Se você pretende assistir às procissões religiosas, lembre-se de vestir-se de forma adequada.

- Experimente a gastronomia tradicional da Páscoa, como o folar e os ovos de Páscoa.

- Aproveite o tempo livre para relaxar e passar tempo com a família e amigos.

Independentemente do destino escolhido, as férias na Páscoa em Portugal prometem ser inesquecíveis, com oportunidades únicas de conhecer a cultura, a história e a beleza natural deste país encantador.

Aproveite ao máximo esta época do ano e descubra tudo o que Portugal tem para oferecer.

Com tantas opções para escolher, você certamente encontrará o lugar perfeito para passar a Páscoa em Portugal.

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto