"Pelos caminhos de Portugal" - MADEIRA

Caleidoscópio natural
Prove o bolo do caco, as espetadas em pau de louro, os peixes e mariscos frescos, o milho frito, as frutas exóticas e o vinho da Madeira.
Na costa Leste, passe por Machico, o primeiro local onde desembarcaram, em 1419, Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.
As ilhas da Madeira e de Porto Santo são duas manifestações de originalidade da Natureza no meio do oceano. Na Madeira, misturam-se altas montanhas e densas florestas com jardins meticulosamente cuidados, túneis engenhosos e teleféricos panorâmicos. No Porto Santo aplana-se a paisagem e estendem-se quilómetros de areais dourados. A temperatura é outra aliada do sucesso do turismo no arquipélago: 23 graus de máxima e 15 de mínima durante todo o ano, no ar; quanto à água, oscila entre os 22 graus no Verão e os 18 no Inverno.
À primeira vista, não há como evitar o espanto perante o encanto do Funchal. Em forma de anfiteatro natural, a cosmopolita “capital” da Madeira eleva-se a partir da costa até cerca de 1.200 metros de altitude, emoldurada pelo azul profundo e pela profusão de verde. Visite um engenho do açúcar na Calheta e suba ao cabo Girão, o promontório mais alto da Europa. Suba acima das nuvens no Paul da Serra, onde a neve chega a cobrir a paisagem quase lunar, no pino do Inverno. Siga a pé pelas levadas, rodeado pela Floresta Laurissilva, distinguida como Património Mundial Natural pela UNESCO. As atractivas piscinas naturais de rochas vulcânicas de Porto Moniz levá-lo-ão para Norte. Admire a quede de água conhecida como Véu da Noiva, as Grutas de São Vicente e as casinhas típicas de Santana e traga uma peça em vime da freguesia da Camacha, em Santa Cruz.
Já o Porto Santo brinda-nos com nove quilómetros de areal dourado e fino, com reconhecidas propriedades terapêuticas, banhado por um mar de temperatura agradável o ano inteiro. Se for do género irrequieto, há percursos pedestres e sobre-rodas para todos os gostos, ténis, golfe e desportos náuticos.
Texto: "101 destinos de sonho"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...