Vila Nova de Famalicão - Património

Igreja Paroquial de São Félix e Santa Marinha de Gondifelos
A Igreja Paroquial da freguesia de Gondifelos  - Vila Nova de Famalicão é composta por nave central rectangular, capela-mor quadrangular e duas sacristias adossadas.
A fachada principal é de linhas sóbrias, com porta axial de formato rectangular, é encimada por dois pináculos rematados numa forma boleada, com uma cruz ao centro.
No centro da empena estão duas edículas, onde se encontram colocadas duas esculturas em granito representando os oragos da igreja, São Félix e Santa Marinha.
Adossada ao lado norte da fachada, situa-se a torre sineira.
A actual igreja é datada de 1954, substituindo uma outra anterior que existia no mesmo lugar, e cuja documentação aponta para a sua edificação em 1699.
Em meados do século XVII, verificou-se a união de duas paróquias pré-existentes (Santa Marinha de Vicente e São Félix de Gondifelos), resultando na actual paróquia de São Félix e Santa Marinha de Gondifelos.

Chafariz da Praça Manuel Sottomaior
Bem no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, implantado na Praça Manuel Sottomaior, pavimentada com lajes de granito, paralelo à Rua Direita e junto da Casa da Cultura, encontramos este chafariz, constituído por tanque circular percorrido por cornija na base e no topo, com bordo saliente.
Ao centro ergue-se pedestal prismático, encimado por base e coluna decorada por acantos, que suporta taça circular com quatro bicas zoomórficas, em forma de leão, sobrepujada por obelisco cónico, estriado, rematado por fogaréu
Trata-se de uma estrutura neoclássica, decorada com elementos de morfologia ainda barroca, nomeadamente os acantos da coluna de suporte da taça e as bicas zoomórficas.
(Informações retiradas da Agenda Cultural de Vila Nova de Famalicão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...