Serra do Marão – Tradições artesanais ao serviço da evolução | Descobrir Portugal

 

As aldeias da Serra do Marão mantêm as tradições artesanais que, ao longo dos séculos, se desenvolveram e deram resposta às necessidades quotidianas da vida da casa e da lavoura.

Numa evolução funcional que além da resposta às tarefas e objetivos procurava também melhorar o aspeto estético e a adequação aos utilizadores, ainda hoje se mantêm muitas dessas funções, com a particularidade de serem atualmente artigos de adorno, decoração ou coleção.

A cestaria, a tanoaria e a latoaria são os mais representativos numa região vitivinícola que abrange terras de vinhos generosos e de vinhos verdes.

Os linhos, para além do seu uso habitual para fins domésticos, contêm também o prazer simbólico de descobrir e ver peças ricamente decoradas e tecidas e as histórias a muitas delas associadas.

Por sua vez, o barro sempre foi um elemento nas alfaias domésticas, disseminando-se pela generalidade das terras os oleiros que davam resposta às necessidades de guardar, transportar ou cozinhar alimentos, em caso de inexistência, era frequente o recurso a vizinhos ou até mesmo a pessoas de longe que vinham comercializar.

Mantendo estas tradições, são ainda frequentes nas terras do Marão, que se estendem pelas bacias dos rios Douro, Tâmega e Corgo e incluem diversos concelhos, os artesãos que herdaram os saberes dos seus ancestrais e as escolas que vão mantendo os valores tradicionais, de forma que nunca se percam e estejam disponíveis para todos os visitantes.

Fonte: “Descobrir Portugal”, Junho de 2002 (texto editado e adaptado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Boticas - Região do Barroso

Região do Oeste: "A Oeste tudo de novo"

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra