5 enormes razões para se fazer uma visita a Coimbra e arredores

Vista parcial de Coimbra e rio Mondego

Coimbra é uma das mais importantes cidades de Portugal, sede do concelho e capital do distrito do mesmo nome e da antiga província da Beira Litoral. Fica situada numa colina em declive, nas margens do rio Mondego.

Abaixo, vamos falar mais detalhadamente de Coimbra. Mas, antes vamos apresentar cinco motivos para uma visita à cidade de Coimbra:

Riqueza histórica e cultural

Coimbra é uma cidade cheia de história e tradição, sendo a primeira capital de Portugal. Visitar a Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, o Convento de Santa Clara-a-Velha ou o Mosteiro de Santa Cruz são experiências que nos transportam para outros tempos.

História e património cultural

Coimbra é uma das cidades mais antigas de Portugal e possui um importante património histórico e cultural, com destaque para a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento.

Universidade de Coimbra


Universidade de Coimbra

Fundada em 1308 por D. Dinis, em Coimbra, foi transferida para Lisboa e voltou definitivamente para Coimbra em 1377.

Desempenhou papel de relevo na cultura e vida política portuguesa uma grande influência no Brasil até ao século XIX.

A sua Biblioteca Joanina é uma das mais importantes da Europa. possuindo um exemplar de uma Bíblia Hebraica do século XIII, único no mundo.

Possui mais de um milhão de volumes, além dos reservados, incunábulos e manuscritos de extraordinário valor.

Património arquitetónico

Coimbra conta com uma arquitetura diversificada, desde edifícios medievais até construções contemporâneas. Destacam-se a Sé Velha, a Torre de Almedina e a Baixa de Coimbra, com os seus edifícios coloridos e ruas estreitas.

Sé Velha de Coimbra

Gastronomia

Coimbra é conhecida pela sua gastronomia deliciosa, onde não faltam pratos típicos como a chanfana, arroz de lampreia, leitão à Bairrada ou pastel de Santa Clara e outros doces conventuais. Experimente estes sabores tradicionais e renda-se à gastronomia da região, uma verdadeira delícia para todos os amantes da gastronomia portuguesa.

Eventos culturais

Coimbra é uma cidade vibrante, com uma agenda cultural diversificada ao longo de todo o ano. Desde concertos de fado nas ruas até festivais de música e cinema, é fácil encontrar algo interessante para fazer durante a sua visita.

Festivais e eventos culturais

Coimbra é conhecida por sediar diversos festivais e eventos culturais ao longo do ano, como a Queima das Fitas e o Portugal dos Pequenitos.

Belezas naturais

A cidade está localizada às margens do Rio Mondego, proporcionando paisagens naturais deslumbrantes. Passear pelas margens do rio Mondego ou fazer um passeio de barco pelo rio também são opções imperdíveis.

Além disso, Coimbra é cercada por belas serras e áreas verdes ideais para quem gosta de atividades ao ar livre. Próximo de Coimbra, encontram-se belas paisagens naturais, como a Serra da Lousã e as Aldeias de Xisto

Localização estratégica

Coimbra está situada no centro de Portugal, o que a torna uma excelente base para explorar outras cidades e regiões do país, como Aveiro, Fátima, Tomar e a região do Douro.

Para saber mais sobre Coimbra

A cidade partiu de um primitivo núcleo castrejo estabelecido no ponto mais elevado da
colina, tendo-se alargado progressivamente e ocupando hoje uma extensa área.

O seu nome primitivo foi Aeminium e durante a época romana pertenceu à província da Lusitânia, chegando mesmo a obter o estatuto de cidade. Foi invadida depois pelos Suevos e pelos Visigodos e esteve sob domínio árabe durante dois períodos sucessivos, até ter sido reconquistada definitivamente, em 1064, por Fernando Magno.

Da ocupação árabe conserva-se ainda o nome Almedina, atribuído a uma das três portas da cintura de muralhas, além de restos arqueológicos.

Com os condes D. Raimundo e D. Henrique tornou-se a cidade mais importante do território português, tendo sido nomeada capital do Reino por D. Afonso Henriques, situação que se manteve até 1385, altura em que os monarcas se fixaram em Lisboa.

Ainda assim, foi a cidade escolhida para a realização de diversas Cortes e para sede da primeira Universidade portuguesa, o que contribuiu para o seu progresso cultural e para que a sua fama se estendesse ao estrangeiro.

Situada numa região do Mondego em que o solo é bastante fértil, é rica na produção de milho, legumes, batata, vinhos, azeite e fruta.

A diocese de Coimbra data possivelmente do ano de 468 e o seu primeiro bispo conhecido foi Lucrécio.

Encontram-se em Coimbra os túmulos do rei D. Afonso Henriques e da rainha Santa Isabel.

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto