Na Beira do Dão e do Viriato

A Cava de Viriato, em Viseu

Viseu, sede de um distrito prenhe de tradição e vultos ilustres da cultura portuguesa é, também, berço de gente hospitaleira, pujante gastronomia e de uma região vitivinícola (Dão Lafões) e turística marcante. 

É ainda, espaço ligado à história de Viriato, intrépido guerreiro e chefe dos lusitanos, que infligiu sucessivas derrotas aos invasores romanos, até ser morto à traição por um verdugo em quem confiava. 

A honrar o nome e a memória do bravo lutador, imortalizado por Camões, a Cava, junto à Feira de São Mateus, é ponto de passagem recomendado.

Esquadrinhe depois outros encantos da cidade que, como poucas, trava com zonas verdes e cuidadosos jardins o avanço furioso do betão.

Em redor da parte velha, abunda património histórico, arquitetónico e artístico, casos da 

- Sé Catedral (séc. XIII e XIV), 

- Igreja da Misericórdia,

- e o Museu Grão Vasco

Dê uma volta (se o tempo ajudar, claro) pelo Parque do Fontelo, para tonificar os pulmões, enquanto relaxa e aguça o espírito para o resto da viagem.

O próximo destino é Santar (EN 231), a cerca de 15 quilómetros. 

Controle o horário de modo a desfrutar da visita (…) ao solar dos condes de Santar (séc. XVII e XVIII) e à Igreja matriz

Nesta, cuja construção original remota ao séc. X, destacam-se as pinturas no teto e os retábulos em talha; e, naquele, a capela dedicada a São Francisco de Assis, o Museu dos Coches, a adega, a cozinha velha e os jardins setecentistas.

Em Nelas, veja a Igreja Matriz e os solares do visconde de Pedralva e da Família Sacadura Bote.

Quando chegar a Mangualde (EN234), espie a Igreja Matriz, o Palácio Anadia (…) e o Santuário da Senhora do Castelo, de cuja torre ameada, com 38 metros, se avistam panoramas surpreendentes das Serras da Estrela e do Caramulo

A curta distância, a Anta da Cunha Baixa (monumento nacional, constituído por câmara poligonal com noves esteios e tampa de cobertura) e a Orca dos Padrões

Vença nova etapa em Penalva do Castelo, pela EN 329-I, para ver a Igreja da Misericórdia, o pelourinho e a casa da Ínsua.

Este imponente palacete senhorial (séc. XVIII), tem loja onde faz venda de alguns bens que produz, organiza provas de vinhos e visitas guiadas aos jardins - considerados os melhores da Beira -, adega e capela.

A natureza viçosa e alegre, acompanha-nos em todo o circuito. Vinhedos e campos de semeadura confinam com a densa floresta. 

Ladeando as estradas, pouco sinuosas e de bom piso, explode o florido de giestas e plantas bravias, numa sinfonia de cor, matizada pelo tom rude das casas de granito e dos muros de xisto. 

Antes de atingir Sátão, onde deve observar a Igreja Matriz, o Solar dos Albuquerques e o maior eucalipto do país, detenha-se em Esmolfe, para mais um contacto com a pré-história - a Anta do Penedo do Com, monumento funerário do neolítico - e, em Rio de Moinhos (EN 329), admire a igreja Matriz, o pelourinho e a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres

No regresso a Viseu (EN 229), rebobine o filme e armazene o melhor, para rever mais tarde.

Mapa do passeio



In GUIA ESSENCIAL - Expresso | Imagem de destaque

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

As Amendoeiras em flor | Um passeio no Douro

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Bragança: uma viagem inesquecível no coração de Trás-os-Montes

Nordeste Transmontano “Capa de Honras" Mirandesa | Descobrir Portugal

Cinco ou mais razões para visitar Coimbra

Camilo Castelo Branco em Ribeira de Pena

Faça uma visita a Belmonte, na Beira Baixa

Valpaços – Terras de cerejas, castanhas e não só…