Rota dos Museus em Penacova

Núcleo Museológico dos Cabouqueiros (Fornos de Cal) e dos Carpinteiros – Casal de Santo Amaro

Em colaboração com o Grupo Recreativo do Casal de Santo Amaro, a 3 km da Sede do Concelho, na estrada Penacova - Luso, este núcleo, anexo ao telheiro de um dos fornos, apresenta as ferramentas tradicionais que eram utilizadas nestas atividades.

Sobre a temática dos fornos e produção de cal, foi já publicada uma brochura da autoria de um
especialista universitário de arqueologia industrial (Prof. Dr. Amado Mendes).


Núcleo Museológico do Museu do Moinho Vitorino Nemésio

Na Serra da Portela de Oliveira, em pleno perímetro florestal da Serra do Buçaco, este núcleo está instalado na antiga casa de campo do Engº. Arantes de Oliveira, que foi Ministro das Obras Públicas no anterior regime.

A área envolvente, de onde se desfruta um dos maiores horizontes da zona Centro, dispõe do Moinho Vitorino Nemésio, bem como de uma cafetaria e de um parque de merendas.

O museu divide-se por dois andares e é composto por 6 salas: a Sala dos Moinhos de Portugal, a Sala Nemésio e Documentos, a Sala dos Moinhos de Água, a Sala dos Carretos, a Sala das Entrosgas e no andar de cima a Sala dos Moinhos de Vento.


Núcleo Museológico da Casa da Freira – Penacova

Esta Casa-Museu situa-se a meio da vila, no trajeto para o Mirante Emygdio da Silva, tratando-se de uma casa com carácter, que foi doada à Sociedade de Propaganda e Progresso de Penacova, e cuja origem, que se perde nos tempos, tem sido motivo de versões várias.

Os mais velhos dizem que fora habitada por uma criada das freiras do Mosteiro de Lorvão, que teria sido a portadora da receita dos Palermos ou Nevadas de Penacova, um dos tipos de doçaria conventual da nossa gastronomia.

A sala da entrada é dedicada ao património dos rios e as coleções das restantes salas representam aspetos marcantes dos hábitos de carácter arco e de tipologia rural (cozinha, quarto de dormir e trajes de folclore).


Museu do Mosteiro de Lorvão

A criação de um museu de arte em Lorvão foi anunciada em 1921, sendo a iniciativa da responsabilidade da Junta da Paróquia local.

O museu possui algumas peças de raro valor artístico, para além de pinturas, cerâmica e mobiliário dos séc. XVII e XVIII, destacam-se um tapete persa e as esculturas de S. Bento e S. Bernardo, da época manuelina, além de um Cristo do séc. XV.

Entre os paramentos salienta-se o véu da píxide, bordado a ouro e aljôfar, e das peças de ourivesaria destaca-se destaca-se uma Virgem com o Menino, do séc. XVII e a custódia de 1760.


Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Boticas - Região do Barroso