Rota da Luz - Um património extraordinário a descobrir

Mosteiro de Arouca - Cadeiral


Na região da Rota da Luz, a Arte e a História andam de mãos dadas.

Desde os tempos remotos que a presença humana se fez sentir nesta fértil região: os monumentos megalíticos mostram o cuidado que os homens de então dedicavam aos mortos, as gravuras rupestres dão-nos a dimensão estética e religiosa e os castros, no alto dos montes, evocam as necessidades defensivas do homem.

Da ocupação romana, lápides, marcos miliários, estradas, povoados ou fornos cerâmicos dão-nos a conhecer a evolução tecnológica provinda deste período histórico.

Temos depois toda a exuberância e riqueza do Barroco, com as magníficas talhas douradas, o contraponto claro/escuro e a beleza dos azulejos policromáticos.

Tudo isto poderá ser observado nas igrejas da Rota da Luz, em particular no Museu de Aveiro, onde a Igreja de Jesus deslumbra qualquer visitante pela beleza da talha e do Túmulo da princesa Santa Joana, bem como no Museu de Arte Sacra, no Mosteiro de Arouca, onde se destaca o cadeiral.


A beleza da talha da Igreja de Jesus - Aveiro

Os finais do século XIX e princípios do século XX arrastam consigo a industrialização, com o surgimento de novos materiais como o tijolo e o azulejo que são profusamente utilizados na arquitetura.

Na verdade, com o surgimento da Arte~Nova, adquire-se um completo domínio dos materiais, numa rara combinação de profusão de formas onde a graciosidade das linhas curvas e da figura feminina fazem uma feliz simbiose com a produção local de azulejo artístico.

A região da Rota da Luz é, também, rica em arte e cultura populares, não existindo nada melhor que o colorido das cangas ou a beleza dos painéis dos moliceiros para mostrar o interesse e o cunho pessoal que o homem põe na decoração de objetos e instrumentos de trabalho para uso quotidiano.

A cultura tem igualmente destaque nos museus da Rota da Luz, com evocações a alguns escritores e com temáticas diversificadas como a arte, a etnografia e a técnica.

Assim se comprova que esta região tem um inúmero património a descobrir.

Fonte: “Descobrir Portugal

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto