“Paúl Natura” – um local a conhecer no Concelho de Azambuja (c/vídeo)

Paúl de Manique do Intendente

O Paúl de Manique do Intendente, localizado no Concelho de Azambuja, é uma área com cerca de 97 mil metros quadrados e que constitui um riquíssimo património natural de grande importância em termos de biodiversidade, nomeadamente em avifauna, já reconhecida a nível nacional.

É um ecossistema com história, mais de 18 hectares a proteger, com mais de 180 espécies, onde pode encontrar 5 espécies "simplesmente únicas" como 

- Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis)

É considerada uma espécie rara e em declínio na maioria das regiões onde ocorre, devido essencialmente à destruição dos seus habitats para fins agrícolas.

Como o Paul deixou de ser cultivo e está neste processo de renaturalização esta espécie voltou ao Paul. 

Conseguimos ver esta espécie em pequenas ilhas junto das colónias de aves, são fáceis de reconhecer devido às suas riscas e manchas amarelas.

Outra causa apontada como motivo do seu declino é a introdução de espécies exóticas, entrando em competição direta com as espécies nativas, no entanto no Paul de Manique, conseguimos registar uma comunhão entre esta espécie e outras invasoras como a Tartaruga-de-Orelhas-Vermelhas (Trachemys scripta ssp. elegans).

- Caimão-comum (Porphyrio porphyrio)

Podem ser confundidos com galinhas-d'água, até porque no Paul o caimão divide o mesmo espaço que elas, a ilha central onde há a Tabúa-de-folha-larga (Typha latifolia), da qual ele se alimenta. Há anos o caimão estava em risco de desaparecer.

Na década de 1990, a espécie começou a recuperar e com a simultaneidade da renaturalização do Paul de Manique, pode ser encontrado lá como espécie residente.

- Lontra (Lutra lutra)

A longo dos anos a existência da Lontra no Paul de Manique foi sempre visto como um mito dos mais antigos.

Mas nos últimos anos começamos a ver os seus vestígios no Paul, pegadas e dejetos, o que nos mostraram que a Lontra era uma residente.

Em 2019, conseguimos finalmente o seu registo fotográfico. Este ano já foram avistadas três lontras, uma delas é uma cria nascida no Paul.

- Cegonha-preta (Ciconia nigra)

É uma espécie que não é residente no Paul, mas, que foi avistada lá em 2018. É mais uma espécie com estatuto de protegida que lá encontramos.

É fácil identificar pois, tem o dorso, as asas, o pescoço e a cabeça preta e o abdómen branco. Esta ave é de difícil observação, fugindo ao menor sinal de perturbação.

- Junco (Juncus valvatus)

É uma das espécies protegidas que podemos encontrar no Paul, foi das primeiras a ser identificada, motivo pelo qual foi utilizada como imagem no logotipo do Projeto Paul Natura.




A autarquia tem vindo a apostar na promoção deste espaço, tendo recentemente avançado com a colocação de uma infraestrutura de observação da fauna e da flora do paúl, que tem como objetivo promover o conhecimento, a proteção e a preservação deste ecossistema único e tão rico para o Concelho de Azambuja e para toda a região.

O Município de Azambuja alerta a população em geral para o facto de que o Paúl não está identificado como uma zona balnear - segundo o Decreto-Lei nº 135/09 de 3 de julho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 113/2012 de 23 de maio – sendo totalmente desaconselhadas as atividades de banhos e de pesca, evitando causar qualquer perturbação a este ecossistema. 

O Paúl de Manique do Intendente é um espaço natural com um equilíbrio muito sensível que deve ser desfrutado apenas em atividades culturais e científicas.

Pela preservação do meio ambiente, a autarquia apela ao civismo e respeito de todos os visitantes.

Venha conhecer este local único, venha visitar-nos!

Mais informações sobre o Paúl Natura, a sua história, as suas espécies e projetos, clique aqui.

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Boticas - Região do Barroso