Parque Natural do Alvão - a ocupação humana

Parque Natural do Alvão - Socalcos para pastagens

A ocupação humana

Os aglomerados são, de um modo geral, concentrados, situando-se sempre junto, ou próximo, de terrenos férteis de aluvião ou de vale.

A casa rural tradicional, de volumetria modesta e escassas aberturas, empregava o granito e o xisto como material de base; nas aldeias mais internadas na serra usava-se o colmo como cobertura enquanto no vale se preferia a laje de ardósia.

Os baixos da habitação, a loja, era utilizada para guardar o gado.


Aldeia de Anta


Construção típica de Lamas de Olo

A irrupção de materiais de construção oriundos do exterior e uma clara mudança de hábitos domésticos conduziram à adulteração ou abandono de inúmeras construções preteridas em favor de novos edifícios obedecendo a modelos arquitetónicos incaracterísticos.

As atividades económicas tradicionais

As atividades económicas no interior dos limites do PNA centram-se na agricultura com destaque para a pecuária que explora a raça bovina maronesa e a cabra bravia, ambas raças autóctones em vias de extinção.

Eira de Pioledo

Na zona de altitude (Lamas de Olo) pratica-se policultura de montanha (centeio, batata, milho, lameiros, produtos hortícolas) e na zona basal (Ermelo) policultura atlântica (milho, lameiro, vinha de enforcado, oliveira, produtos hortícolas).

Os enchidos de porco (o conhecido fumeiro), o artesanato do linho, o fabrico de socas, a cestaria e a panificação tradicional são outras tantas atividades artesanais passíveis de desenvolvimento.

A vaca maronesa, animal que outrora era fundamentalmente utilizado para o trabalho agrícola, ganha presentemente uma nova função como produtor de carne de excelente qualidade, base de afamados pratos da gastronomia local.

Vacas maronesas

A cabra bravia, utilizando as áreas de baldio para pastoreio representa pela produção de cabrito uma fonte de rendimento e apresenta-se no mercado com um excelente produto natural.

Fonte: brochura editada pelo Parque Natural do Alvão (2001)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Boticas - Região do Barroso

As Amendoeiras em flor | Um passeio no Douro

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Região do Oeste: "A Oeste tudo de novo"