Celorico de Basto é um destino imperdível para visitar e ficar encantado!

Celorico de Basto

Celorico de Basto é uma encantadora vila localizada no distrito de Braga (antiga província do Minho), na região norte de Portugal, também conhecida por ser a "Capital das Camélias".

A Festa Internacional das Camélias realiza-se no terceiro fim-de-semana de março e conta com a envolvência de toda a população, com milhares de visitantes e turistas que procuram a beleza da camélia nas várias atividades promovidas. 

Situada no coração do vale do Rio Basto, esta região é conhecida pelo seu riquíssimo património histórico e cultural, bem como pela sua gastronomia e vinhos deliciosos.

Com uma história que remonta ao período romano, Celorico de Basto tem uma grande herança arquitetónica, com vários monumentos e edifícios históricos que merecem uma visita.

Monumentos

Um dos locais mais emblemáticos da região é o Mosteiro de São Miguel de Refojos, uma imponente construção do século XI que mistura estilos românicos, góticos e manuelinos.

Castelo de Arnoia

Além disso, vale a pena visitar o Castelo de Arnoia, que oferece uma vista deslumbrante sobre a região, o Museu de Arte Sacra de Arnoia, onde se encontram coleções de arte religiosa, e o Santuário da Senhora da Guia, local de peregrinação e devoção.

Para os amantes da natureza, Celorico de Basto oferece também inúmeras possibilidades de atividades ao ar livre.

Nas proximidades da vila, é possível fazer caminhadas ou passeios de bicicleta pela Ecopista do Tâmega, uma antiga linha ferroviária transformada em trilho para caminhadas e ciclismo.


Gastronomia e vinhos

Celorico de Basto é um concelho de grande tradição gastronómica, baseada sobretudo nos produtos caseiros que são colhidos da terra. Aqui saboreiam-se pratos de qualidade confecionados com os melhores ingredientes.

As couves com feijão, acompanhadas com toucinho, são um prato rústico com tradição numa mistura intemporal de saberes e sabores.

O arroz de cabidela de frango "pica no chão" continua a fazer as delícias dos apreciadores de boa mesa, ao qual não pode faltar o acompanhamento de um verde tinto "encorpado".

O cabrito assado com arroz de forno, a vitela assada, o cozido à portuguesa, a feijoada com chispe e uma carne da ilhada assada na brasa com batatas a "murro", são as preferências dos apreciadores de carne.

A delicadeza vem com a doçaria: pão-de-ló, cavacas, rosquilhos, galhofas, pudim caseiro, compotas, muitas e variadas.

E é claro que não podemos esquecer dos vinhos.

Celorico de Basto faz parte da região demarcada dos Vinhos Verdes, o que significa que poderá aproveitar para provar vinhos frescos e leves, ideais para acompanhar a gastronomia local.

Não deixe de visitar algumas das adegas da região para conhecer mais sobre a produção de vinho na área.

Feiras, festas e romarias

Durante a sua visita a Celorico de Basto, não deixe de participar nas festas e eventos locais, que são uma excelente maneira de mergulhar na cultura e tradições da região.

Uma das festas mais importantes é a Feira Anual de São Miguel, que acontece em setembro e atrai milhares de visitantes com feiras de artesanato, concertos, exposições e muita animação.

Por fim, recomendamos que reserve pelo menos um dia para explorar a região circundante de Celorico de Basto.

Visite cidades próximas como Mondim de Basto, Amarante ou Guimarães, que oferecem mais opções de património histórico, gastronomia e atividades ao ar livre.

Em resumo, Celorico de Basto é um destino imperdível para quem quer conhecer o norte de Portugal e descobrir todo o seu encanto, história e tradições.

Não deixe de visitar esta vila cheia de surpresas e beleza!

Imagens de Celorico de Basto

Celorico de Basto - paisagem




Celorico de Basto - Parque / Jardim

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto