Descubra a Guarda: História, Natureza e Cultura

Aspeto da cidade da Guarda

créditos

A cidade da Guarda, conhecida como a "Cidade Mais Alta de Portugal" e a cidade dos quatro F's: Farta, Fria, Forte e Formosa, é um destino único que oferece aos visitantes uma rica experiência cultural, histórica e natural. 

Envolta em paisagens montanhosas deslumbrantes da Serra da Estrela, a Guarda convida-o(a) a uma viagem inesquecível.

História e Património

Castelo da Guarda: Uma imponente fortificação medieval. Ergue-se no flanco nordeste da serra da Estrela, em posição dominante e com vistas panorâmicas sobre a cidade da Guarda, a mais alta de Portugal, e sobre os Vales do Côa e Mondego.

Sé da Guarda:A Catedral da Guarda, que se ergue majestosa no centro da cidade, foi mandada erigir durante o reinado de D. João I, por iniciativa do bispo D. Vasco de Lamego. As obras, iniciadas em 1390, só foram concluídas no tempo de D. João III, arrastando-se por mais de 150 anos.

Como resultado, a Sé tornou-se uma das igrejas mais emblemáticas de Portugal, com uma estrutura que cria a simbiose entre o gótico e o manuelino.Uma catedral gótica com um interior ornamentado e um museu de arte sacra.


Sé da Guarda

créditos

Museu da Guarda: O Museu da Guarda foi fundado em 1940 pelo Município da Guarda. Passou, em 1985, para a tutela do Estado. Em 2015, o município da Guarda voltou a ter esse equipamento cultural sob a sua proteção. Exibe uma coleção diversificada de artefactos que retratam a história da região.

Museu da Guarda

Museu da Guarda

créditos

Centro Histórico: Um labirinto de ruas estreitas e casas de pedra com encanto medieval. Nas ruas do Centro Histórico podem descobrir-se marcas da convivência ancestral entre cristãos e judeus, numa das mais antigas e importantes judiarias da Beira Interior.

Ruas do centro histórico da Guarda

Centro histórico da Guarda

créditos

Cidadela: Um antigo quartel militar com vistas panorâmicas da cidade. No recinto interior da cidadela, torre de menagem de dois andares, com acesso por vão elevado de verga recta, de construção gótica, surgindo um perímetro de muralhas a proteger a almedina.

Natureza e Paisagens

Serra da Estrela: O ponto mais alto de Portugal continental, com paisagens montanhosas, vales verdejantes e albufeiras cristalinas.

Parque Natural da Serra da Estrela: Uma área protegida com fauna e flora diversificadas, ideal para caminhadas, ciclismo e observação da natureza.

Parque Natural da Serra da Estrela

créditos

Passadiços do Mondego: Percursos pedestres junto ao Rio Mondego, com paisagens deslumbrantes e diversos pontos de interesse.

Albufeira do Caldeirão: Uma albufeira artificial com águas cristalinas, perfeita para nadar, pescar e praticar desportos náuticos.

Cultura e Gastronomia

Tradições: A Guarda é rica em tradições folclóricas, como os Ranchos de Reis e as Festas dos Santos Populares.

Trajo regional

Gastronomia: A Guarda tem o seu receituário tipicamente serrano com base no porco, no borrego, na vaca jarmelista e nos peixinhos do rio. Cabrito assado no forno, o bacalhau à Conde da Guarda, o caldo de grão, a sopa de vagens secas, os tradicionais enchidos com destaque para a morcela e o queijo da serra são alguns dos pratos típicos que podem ser degustados. A sua gastronomia varia consoante a sazonalidade das estações.

Os doces também são famosos, como o Arroz Doce, o Dom Sancho, bolo feito com massa folhada de centeio e recheio de creme de ovos com travo de queijo da serra, o leite creme, o doce de abóbora com requeijão e ainda a tradicional Bola Parda guardense.

Delícias que podem e devem ser apreciadas na companhia de um bom vinho da Região Beira Interior.

Artesanato: Descubra o artesanato local, como a cestaria, a cerâmica e os bordados.

O artesanato do concelho da Guarda é muito rico. A tradição dos mestres, do artesanato e da especialização na produção tradicional está patente em muitas peças que, ainda hoje, se podem observar e adquirir, utilizando em alguns casos as novas tecnologias e os ensinamentos ditados pela dinâmica cultural que se tem vindo a registar na nossa região.

Algumas lojas na cidade, e outras espalhadas pelo concelho permitem encontrar produtos típicos da região, feitos de forma costumeira, com as mesmas técnicas e com as mesmas tradições de há muitas gerações. Saberes de muitos séculos e de muitas gerações chegam até nós em cada um destes produtos, feitos por quem ainda sabe.

Guarda - Postal antigo

Sé Catedral (vista noturna) - Igreja da Misericórdia -  Estátua da Musa e Cine-Teatro - Praça Luís de Camões

Arredores da Guarda

Linhares da Beira: Uma vila histórica com um belo castelo e uma ponte medieval.

Trancoso: Uma vila fortificada com um centro histórico bem preservado.

Sabugal: Uma vila com um castelo medieval e um interessante museu de arte moderna.

Sortelha: Uma aldeia histórica considerada uma das mais bonitas de Portugal.

Se procura uma escapada relaxante ou uma aventura emocionante, a Guarda e os seus arredores oferecem algo para todos. Venha descobrir a beleza natural, a rica história e a cultura vibrante desta região única de Portugal.


Guarda com neve - Igreja da Misericórdia

Para mais informações, consulte os seguintes recursos:

Turismo da Guarda

Visit Portugal

Serra da Estrela

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto

Boticas - Região do Barroso

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia