Guimarães - O património de uma Nação

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira - Guimarães
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Este texto propõe «(…) uma visita demorada ao centro histórico de Guimarães, cuja cuidada recuperação trouxe para a cidade onde Portugal nasceu, o título de Património Cultural da Humanidade.
Inicie-se o percurso fora da muralha, no Largo da República do Brasil, visitando a Igreja dos Santos Passos dedicada a S. Gualter - patrono das festas da cidade. Setecentista, este templo apresenta a mistura arquitetónica do período entre D. João e D. Maria. 
No seu interior, o destaque vai para a magnífica via-sacra de gravuras policromas francesas emolduradas a madrepérola. 
Siga-se pela Avenida Alberto Sampaio até ao Largo Condessa Mumadona, apanhando o caminho pedonal que vai até ao Paço dos Duques de Bragança.
Uma visita a este edifício mandado recuperar por Salazar nos anos 40, permitirá observar as fantásticas tapeçarias de desenho atribuído a Nuno Gonçalves com os motivos da Tomada de Arzila, a Sala d’Armas com a Coleção Pindela, o Salão Nobre e a Sala D. Catarina (a que deu nome ao Bairro de Queens, em Nova Iorque) onde pontua um cordeiro pascal da autoria de Josefa d’Óbidos
Todo o recheio, desde o mobiliário à pintura e à porcelana, justificam bem esta visita.
Um pouco acima fica a Igreja de S. Miguel, dada como local de batismo de D. Afonso Henriques e mausoléu de alguns dos mais importantes nobres que estiveram na génese da nação.
Castelo de Guimarães - Portugal
Castelo de Guimarães


Mais adiante, surge o castelo de Guimarães, cuja torre de menagem terá sido mandada construir por Mumadona Dias logo após a invasão normanda de 996. 
Justifica-se a visita às ruínas do paço interior, bem como um passeio ao redor do adarve da fortaleza românica.
Descendo de volta ao Paço dos Duques, torna-se inevitável não reparar na estátua do fundador da nacionalidade. 
Descendo pela rua de Santa Marta até à Praça de Santiago, atinge-se o Largo da Oliveira. Passando por baixo daquele que foi o antigo edifício dos Paços do Concelho e que é hoje o Museu de Pintura Primitiva Moderna
A coroar este edifício encontra-se a estranha estátua das duas caras que a história relaciona com a tomada de Ceuta. Neste largo, aprecie-se a magnífica Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e o notável Padrão de Salado.

Largo da Oliveira - Guimarães
Largo da Oliveira


Ligado à igreja, encontra-se o Museu Alberto Sampaio que, com os seus claustros e museu de arte sacra, justificam a visita. 
Entre-se, depois, à direita, pela Avenida de S. Dâmaso e siga-se para o complexo da Igreja de S. Francisco que apresenta alterações de todos os séculos entre o XV e o XIX. Siga-o pela mesma artéria até à Rua Paio Galvão.
Entrando pela Porta do Toural, tome-se a Rua D. Maria II onde se situa a igreja renascentista da Misericórdia. 
De novo no Largo do Toural, observe-se a bela Igreja de S. Pedro. 
Um pouco adiante, à esquerda, entre-se na Rua D. João I onde pontua a Igreja de S. Domingos, um edifício do séc. XIV mandado construir pelo arcebispo de Braga e guerreiro em Aljubarrota.»   

Mapa do Passeio


In Guia da Semana – Expresso

Guimarães está localizada na antiga província do Minho (antigamente designava-se como Entre Douro e Minho), terras onde os usos, costumes e tradições, os trajos, a gastronomia e os vinhos verdes possuem características bem marcantes.

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Propostas de Enoturismo em Portugal: descubra os sabores do país

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Visite as aldeias vinhateiras do Douro: é uma experiência memorável!

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto

Boticas - Região do Barroso