Bragança: uma viagem inesquecível no coração de Trás-os-Montes

Perspectiva de Bragança 
créditos

Bragança é um destino encantador que oferece aos seus visitantes uma experiência única. Entre a rica história, a beleza natural e a cultura vibrante, Bragança é a escolha perfeita para uma escapada inesquecível.

História e Património

Castelo de Bragança: imponente e majestoso, o Castelo de Bragança domina a cidade e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes. Explore a sua história fascinante, desde a sua construção no século XII até à sua importância como sede da Casa de Bragança, a partir de 1442.

Cidadela: Mergulhe na atmosfera medieval da Cidadela, um conjunto fortificado que alberga o Museu Militar, a Torre de Menagem e a Igreja de Santa Maria.


"Cidadela de Bragança"
 créditos

Centro Histórico: Passeie pelas ruas estreitas do centro histórico e admire a arquitetura tradicional, com destaque para a Sé Catedral, a Domus Municipalis e o Pelourinho.

Natureza e Paisagem

Parque Natural de Montesinho: Descubra a beleza natural do Parque Natural de Montesinho, com a sua rica flora e fauna. Faça trilhos, observe aves, visite aldeias de montanha e desfrute da paz e tranquilidade da natureza.

Miradouros: Contemple as paisagens deslumbrantes de Bragança a partir dos seus miradouros, como o Miradouro de São Francisco, o Miradouro do Castelo e o Miradouro da Cividade.


Para ler: Nordeste Transmontano – terras de sonho e encantamento


Cultura e Gastronomia

Museus: Explore a cultura e as tradições da região nos museus de Bragança, como o Museu do Abade de Baçal, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e o Museu de Arte Contemporânea de Bragança.

Festivais: Participe em um dos festivais vibrantes de Bragança, como o Festival Internacional de Teatro de Bragança, o Mascarada Ibérica e o Festival do Medronho.

Gastronomia: Saboreie a deliciosa gastronomia transmontana, com pratos típicos como o cabrito assado, o cozido à portuguesa, a alheira de Mirandela e o bolo de mel.

Outras atrações em Bragança e arredores

Aldeias Históricas: Visite as aldeias históricas de 

- Rio de Onor - Uma das joias do Parque Natural de Montesinho. Aldeia de antigas e arreigadas tradições comunitárias, situada entre as serras de Montesinho e de Guadramil. Se o rio marca a fronteira formal com Espanha, os habitantes sempre viveram dos dois lados, indiferentes aos formalismos estatais. Azenhas, forja, forno e outros equipamentos são partilhados e geridos em conjunto.

- Montesinho - Bastaria dizer que é a aldeia que deu nome ao parque para, desde logo, merecer uma visita. A meia encosta, tem casas de granito com telhados de ardósia e apresenta-se magnificamente conservada, havendo casas, tanto do Parque, como de particulares, onde é possível pernoitar. Daqui parte um caminho pedestre muito interessante.

- Gimonde, 

- Aveleda, 

- Guadramil - Perto da fronteira de Quintanilha, em pleno Parque Natural de Montesinho, tem tradições comunitárias interessantes. Aldeia de montanha, com casas em xisto, aqui nas imediações funcionaram antigas minas. 

- Varge, 

- Baçal

etc., com o seu charme rústico e as suas tradições preservadas.

História rica e património cultural único: Descubra a história fascinante da região e admire a sua arquitetura tradicional.

Domus Municipalis
créditos

Beleza natural deslumbrante: Explore a natureza exuberante do Parque Natural de Montesinho e contemple as paisagens deslumbrantes.

Criado em 1979, abrange 75.000 ha, sendo uma das maiores áreas protegidas portuguesas. E limitada a sul pelo alinhamento Bragança-Vinhais, fazendo fronteira a norte, leste e oeste com Espanha.

Abrange as serras de Montesinho (1 438 m) e Coroa (1 117 m). É constituído por uma sucessão de elevações arredondadas e vales profundos de subsolo predominantemente xistoso e cuja altitude varia entre 438 m e 1 481 m.

A paisagem varia da alta montanha aos lameiros (onde são criadas as vacas mirandesas e ovelhas churras) e às matas. Estas incluem seculares carvalhais, sardoais e soutos que, juntamente com os pinheiros, vidoeiros e outras espécies arbóreas, cobrem de um manto multicolor o parque.

Cultura vibrante e tradições autênticas: Participe em festivais, visite museus e experimente a deliciosa gastronomia transmontana.

Destino acolhedor e relaxante: Desfrute da hospitalidade das gentes de Bragança e da atmosfera tranquila da cidade.

Venha descobrir Bragança e deixe-se encantar por esta cidade mágica!

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Miguel Torga e São Leonardo de Galafura

Vila Real e arredores | Roteiro de natureza e lazer

Trás-os-Montes - "O Reino Maravilhoso" de Miguel Torga

Feiras de Artesanato em Portugal: uma viagem pelas tradições

Uma visita à Quinta das Lágrimas e à Fonte dos Amores em Coimbra

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal

As Feiras de Produtos Regionais e Locais em Portugal

Festa dos Cirios de Dornes – Nossa Senhora do Pranto

Descubra os Sabores de Portugal: Feiras, Festivais e Mostras de Gastronomia

Boticas - Região do Barroso